Nota de Retratação

Na sexta-feira 30 de Novembro acontecerá a Ordenação Sacerdotal do Diácono Rafael Führ, na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, Scharlau – São Leopoldo.

Confira a história vocacional do diácono Rafael:

Desde criança, quando tinha mais ou menos de 6 pra 7 anos comecei a perceber uma pequena atracação ao sacerdócio. Meus pais desde sempre me educaram na fé, me ensinaram a rezar (não me esqueço dos terços que rezavamos em família todas as noites), me levavam todos os domingos à missa, e desde de que souberam do meu desejo de ser padre me apoiaram. Foi no seio da minha família que descobriu os primeiros sinais de Deus que me chamava para entregar-me a Ele. Aos 9 anos ingressei no grupo de coroinhas da Paróquia Nossa Senhora Aparecida – Scharlau. Tínhamos um bom e grande grupo de coroinhas na paróquia. Ser coroinha me encantava, poder servir ao altar e ao sacerdote me animavam. E o fato de estar mais perto de Deus através do serviço de coroinha fez daquele desejo inicial de ser padre uma inquietação. Segundo ia crescendo essa “inquietação” oscilava entre momento mais fortes e outros nem tanto, mas sempre permaneceu. Até que chegou o momento no qual eu vi que tinha que dar uma resposta a Deus, deveria discernir com mais atenção os sinais de Deus. Foi então que, com a ajuda do Pe. César Worst (na época era o vigário paroquial da Scharlau) eu passei a considerar com mais seriedade a vocação até que tomei a decisão de ingressar no seminário.

Com 17 anos ingressei no Seminário Menor Maria Auxiliadora de Dois Irmãos, era o ano de 2010. Lá passei um ano, completando o ensino médio. No ano seguinte, 2011 fui para o Seminário Maria Mater Ecclesiae do Brasil cursar dois anos de Filosofia. Em julho de 2013 parti para a Espanha (Pamplona) para iniciar o curso de Teologia na Universidade de Navarra, lá passei quatro anos. Antes disso, de Janeiro a Junho de 2013 estive no seminário menor como assistente. Em Junho do ano passado (2017) voltei ao Brasil, e em Julho do mesmo ano fui para Rolante para iniciar meu estágio pastoral de um ano.

LEMA SACERDOTAL: Consagro-me por eles, para que eles também sejam consagrados na verdade (Jo 17,19). Escolhi o versículo 19 do capítulo 17 de São João, (capítulo da oração sacerdotal de Jesus na última ceia) porque sempre entendi a minha vocação, o precioso dom que Deus me deu, não como algo para mim, como se fosse um privilégio ou uma honra, mas como um ato de misericórdia, amor e confiança de Deus para comigo que decidiu contar com a minha pequena a fidelidade para que eu lhe ajude a cuidar daquilo que ele tem de mais precioso, as suas ALMAS. Este lema é como uma resposta do meu coração a Deus: Senhor queres contar comigo? Pois então, aceito e Consagro-me por eles….

Autor(a): PASCOM DIOCESANA

Direitos da Imagem: Pascom NH