logo-dnh-horizontal-negativo-0500

Paróquias se preparam para celebrar São José Operário

A grande expectativa para a 60ª Assembleia Geral da CNBB não é por acaso. O encontro, que inicia em Aparecida na próxima quarta-feira (19) e se estende até o dia 28 de abril, tem como missão eleger o grupo de bispos para compor a próxima Presidência da instituição para os próximos quatro anos. Durante a Assembleia ocorrerá também a eleição para a próxima Presidência do Regional Sul 3, bem como para os Bispos Referenciais das 12 Comissões da CNBB, além de dois representantes para o Conselho Episcopal Latino-Americano (Celam) e dois delegados para o Sínodo 2023.

Do Rio Grande do Sul, o grupo que participa desta 60AGCNBB será de 31 pessoas: 4 arcebispos, 13 bispos titulares, 3 bispos auxiliares e 7 bispos eméritos. Além destes, também estarão os padres Silvio Jorge Mazzarolo, administrador diocesano de Cruz Alta; padre Juarez Albino Destro, nomeado bispo auxiliar de Porto Alegre; a Secretária Executiva do Regional, Sandra Zambon; e a jornalista e assessora de comunicação, Victória Holzbach.

O Bispo Diocesano de Erexim, dom Adimir Mazali participa pela primeira vez de uma assembleia presencial. Nomeado para a Diocese de Erexim em julho de 2020, dom Adimir participou da assembleia em 2021 online, em virtude da pandemia do Covid-19, enquanto em 2022 estava no curso de novos bispos, em Roma, durante a 59ª Assembleia Geral.

Dom Adimir partilha as expectativas para este momento e aponta que espera um momento de fraternidade e convivência com os bispos:

Eu espero que seja um momento de comunhão e de sinodalidade, de caminhar juntos e de refletirmos sobre a Igreja no Brasil e os seus desafios, olhando para frente, até mesmo na construção das novas diretrizes a partir do sínodo. Acima de tudo, eu espero que essa assembleia seja uma manifestação daquilo que é a nossa comunhão do episcopado brasileiro, a superação de algumas divisões, de algumas arestas que existem em relação a algumas posições voltadas para a questão social no mundo de hoje. A minha expectativa é que seja de fato uma assembleia de espírito de comunhão, de ação do Espírito Santo sobre a eleição da nova presidência da CNBB, também pra que o serviço a ser realizado pelos responsáveis possa fomentar ainda mais comunhão de vida na comunhão pastoral e enquanto episcopado brasileiro.

A Assembleia reunirá os 326 bispos ativos e parte dos 157 bispos eméritos do Brasil e este ano terá como temática principal a avaliação global da caminhada da CNBB no último quadriênio. Na programação constam 22 temas prioritários e diversos outros que serão objetos de reflexão e encaminhamentos pelos cardeais, arcebispos, bispos diocesanos, auxiliares e coadjutores nas sessões da 60ª Assembleia Geral da CNBB.

A convivência fraterna e a importância dos temas propostos pela assembleia também são destaques do encontro para dom Aloísio Dilli, Bispo Diocesano de Santa Cruz do Sul. Ele acredita que a Assembleia Geral Ordinária será, mais uma vez, forte expressão da unidade e da comunhão eclesial da CNBB. “Mesmo com limites humanos, será manifestação do Espírito do Senhor e seu santo modo de operar, em meio ao seu peregrinar, através do tempo. Rezemos nesta intenção e acompanhemos pelos meios de comunicação esta caminhada”, motiva dom Aloísio.

Quem também partilha as expectativas para a 60ª Assembleia é dom Ricardo Hoepers, Bispo da Diocese do Rio Grande e Presidente da Comissão Episcopal para a Vida e a Família da CNBB: “A 60ª Assembleia dos Bispos acontece em tempos de sinodalidade, na alegria do encontro, na esperança de fortalecer as Diretrizes Gerais e em clima de muita oração para a eleição que irá renovar a presidência e as comissões episcopais”, aponta dom Ricardo.

A comitiva gaúcha parte, em sua maioria, de Porto Alegre na manhã desta terça-feira, 18 de abril. Nos próximos dias, você pode acompanhar nas redes da CNBB Sul 3 a cobertura da 60ª Assembleia Geral e, de modo especial, na segunda semana do encontro, os resultados das eleições previstas.

Saiba mais sobre a 60ª Assembleia Geral da CNBB no hotsite.

Autor(a): CNBB SUL 3

Tags

Leia também...