“E somos muitos, mas quantos somos? Somos bons, mas como fazemos? Somos de múltiplos rostos, mas qual é o nosso perfil?”, esta é a motivação de Dom Joaquim Giovani Mol Guimarães, presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação da CNBB aos agentes da Pascom em 24 de janeiro, dia do lançamento da campanha #eusoupascom.
O objetivo é mensurar o número de agentes espalhados em todas as instâncias da Igreja do Brasil (comunidade, paróquia, região/setor/área pastoral, diocese e regional) e facilitar, por meio deste cadastro, a articulação destas instâncias. O cadastro é pessoal e deverá ser feito pelo agente por meio do formulário disponibilizado.
Em sua primeira reunião como presidente da Comissão para a Comunicação, Dom Mol perguntou à coordenação quantos agentes da Pascom existiam. Os coordenadores regionais sabiam aproximadamente e ali mesmo surgiu a necessidade de se conhecer o rosto da Pascom Brasil.
#eusoupascom, além de apresentar os números dos pasconeiros, reforça a identidade e a participação de cada agente de pastoral no processo de evangelização.
Confira abaixo a mensagem de Dom Mol na íntegra.
“Estimados, muito estimados Agentes da Pascom de todas as Comunidades Eclesiais do Brasil, a cada um desejo paz e todo o Bem, enquanto caminham pela vida, servindo, tecendo histórias com o tear da comunicação, como nos ensina o Papa Francisco.
Estamos fazendo o 1º Censo da Pascom no Brasil. Pela comunicação somos evangelizadores. E somos muitos, mas quantos somos? Somos bons, mas como fazemos? Somos de múltiplos rostos, mas qual é o nosso perfil?
Estas e outras tantas informações não são meros dados de um cadastro. Antes, por óbvio, constituem-se em elos de uma grande rede, uma verdadeira interligação, comunhão que nos faz irmãos, membros da Comunidade dos seguidores de Jesus, a serviço do Reino.
Não fique de fora. Entre nessa. Estando todos dentro poderemos ter a alegria de nos colocar, unidos, em Saída.
Deus Pai, Filho, Espírito Santo – rede de comunicadores do amor – os abençoe e os guarde e lhes faça companhia.”
Dom Joaquim Giovani Mol Guimarães
Presidente da Comissão Episcopal Pastoral para Comunicação da CNBB, infimus servus.
(Texto: Marcus Tullius / Pascom Brasil – Edição: Patricia Damaceno / Ascom Porto Alegre)
Autor(a): PASCOM NH
Direitos da Imagem: Pascom NH