24º Encontro Diocesano de Coroinhas, Martinhas e Acólitos

No último domingo, 10 de setembro, o Centro de Formação Sacerdotal localizado em Viamão, onde fica um de nossos seminários diocesanos, realizou a 45ª Festa dos Seminários. A festa que reúne anualmente muitos visitantes, proporciona a captação de recursos para a formação dos futuros sacerdotes das dioceses e oportuniza a visita do povo de Deus às casas de formação, para ver como vivem e onde são formados os seminaristas de cada igreja local. O Centro de Formação reúne seminaristas das dioceses de Frederico Westphalen, Osório, Montenegro, Santa Cruz, Caxias do Sul, Porto Alegre e Novo Hamburgo e conta com dezenas de seminaristas que trabalharam em diferentes equipes para acolher o povo que prestigiou a festividade.

A missa que abriu a festa foi presidida por Dom João e concelebrada pelos padres formadores e visitantes.

Cada ano, uma diocese fica responsável por coordenar a festa, e elege um seminarista para estar à frente na condução das organizações. Neste ano, o seminário de nossa diocese a coordenou. O seminarista Jonas Pereira, coordenador da festa, dá seu parecer sobre o evento:

“A 45° festa dos seminários foi um ótimo momento de alegria e confraternização com nossas famílias e amigos. É como receber visitas: tão logo recebemos uma ligação ou mensagem anunciando sua vinda, já nos colocamos a serviço para preparar tudo e acolher bem quem vem ao nosso encontro, aumentando as proporções para as nossas paróquias e dioceses e também a alegria que sentimos em ser lembrados e saber-nos queridos. Assim, todo o empenho e dedicação encontra seu valor e o cansaço se preenche de realização.

Além disso, ver tantas pessoas interessadas em conhecer os seminários e dispostas a colaborar com a formação dos futuros padres, é animador e, sem dúvida, um incentivo para nós perseverarmos no caminho da santidade e do sacerdócio, sabendo também que rezam por nós.

Por fim, não poderia deixar de agradecer a todos os voluntários que se colocaram a serviço para que pudéssemos realizar um evento desta magnitude. Deus os abençoe e prossigamos em oração para que a Virgem Maria, Rosa Mística, gere na Igreja santos sacerdotes.”

Confira, clicando aqui, algumas fotos da festa.

Autor(a): PASCOM NH