25 anos de sacerdócio | Padre Paulo Müller

Para celebrar o 54º Dia Mundial das Comunicações Sociais (DMCS), diversas ações em âmbitos diocesanos, regional e nacional, estão sendo planejadas para esta semana, de 18 a 24 de maio. As ações da semana abordam o tema central da Mensagem do Papa Francisco para o 54º Dia Mundial das Comunicações Sociais: “Para que possas contar e fixar na memória (Ex 10, 2). A vida faz-se história”.

No Rio Grande do Sul, a Pascom Regional está organizando para o próximo domingo, dia 24 de maio, uma live com o Bispo Referencial para as Comunicações no Estado, Dom Carlos Rômulo. O momento será às 19h, pelo facebook da Pascom Regional Sul 3 e pelo facebook da CNBB Regional Sul 3. A atividade foi definida após reunião dos coordenadores diocesanos da Pastoral da Comunicação no RS, realizada no dia 11/05, via Skype.

Para Dom Carlos Rômulo, o objetivo de se comemorar este dia, todos os anos, e também neste, vivendo esta realidade de pandemia, é a formação de consciências, e o propósito de fortalecer “a oração para perceber o desígnio de Deus neste momento, o estímulo para que todos os católicos sejam evangelizadores através dos meios de comunicação e, também, o despertar do ministério evangelizador daqueles e daquelas que atuam nos meios”, destaca ele.

Para o bispo referencial da comunicação no Estado, o esforço da Pascom, em todas as suas instâncias, se revela como amor à vida. Por isso, ele destaca as atividades realizadas pelos agentes, neste tempo de pandemia: “A Pascom está fazendo história ao ser instrumento de evangelização neste tempo de pandemia. Ela está revelando o amor do Bom Pastor ao facilitar a missão evangelizadora da Igreja, cumprindo assim a missão de Cristo: “Eu vim para que todos tenham vida e vida em abundância” (Jo 10, 10). Cada transmissão realizada é um pastoreio. É um cuidado do Bom Pastor, que desperta a proximidade, a luz da Palavra e o envio para a missão cotidiana”, aponta Dom Carlos.

Atividades em âmbito nacional

Em âmbito nacional a Pascom Brasil promoverá uma série de lives debatendo o tema e também os desafios da Pastoral da Comunicação na atualidade. Todos os agentes da Pascom são chamados a participar destes momentos de formação e reflexão. No domingo (24/05), às 15h, Dom Walmor de Oliveira, Arcebispo de Belo Horizonte e Presidente da CNBB presidirá uma missa pelos comunicadores.

O tema

“Para que possas contar e fixar na memória (Ex 10, 2). A vida faz-se história”. Com este tema o Papa afirma que a herança da memória é particularmente preciosa na comunicação. Francisco recordou muitas vezes, que não há futuro sem o enraizamento na história vivida. Desta forma, ele nos leva a entender que a memória não deve ser considerada um “corpo estático”, mas uma “realidade dinâmica”. Através da memória, se dá a transmissão de histórias, esperanças, sonhos e experiências de uma geração à outra.

O Dia Mundial das Comunicações

A celebração do Dia Mundial das Comunicações Sociais se deu a partir do Concílio Ecumênico Vaticano II, por meio do Decreto Inter Mirifica, documento aprovado em 04 de dezembro de 1963. Neste documento, onde pela primeira vez o tema da comunicação e seus desafios são tratados, o Dia Mundial das

Comunicações Sociais foi oficializado, como podemos conferir no n. 18, “Para reforçar o variado apostolado da Igreja por intermédio dos meios de comunicação social celebre-se anualmente, nas dioceses do mundo inteiro, um dia dedicado a ensinar aos fiéis seus deveres no que diz respeito aos meios de comunicação, a se orar pela causa e a recolher fundos para as iniciativas da Igreja nesse setor, segundo as necessidades do mundo católico”.

Esta comemoração aconteceu a primeira vez em 07 de maio de 1967. São 54 anos que a Igreja celebra o Dia Mundial das Comunicações Sociais, sempre no domingo da Ascensão do Senhor. Para cumprir os objetivos deste decreto, o Papa envia, anualmente, uma mensagem que motiva a refletir sobre a data.

Autor(a): PASCOM RS / Greice Pozzatto e Victor Oliveira