Texto: Padre Fábio Luís Galle
No dia 17 de fevereiro de 2026, acontecerá a 48ª Romaria da Terra, no Santuário do Caaró, localizado no município de Caibaté, no Rio Grande do Sul. Trata-se de um evento tradicional que reúne fiéis, comunidades e movimentos sociais em um profundo momento de espiritualidade, fé e compromisso com a vida e com a criação.
Neste ano, a Romaria assume um significado especial ao celebrar os 400 anos da Evangelização Missioneira, recordando e valorizando a caminhada histórica da fé cristã na região. Em 2026, o Rio Grande do Sul também celebra os 400 anos das Missões Jesuíticas Guaranis, marco de um dos processos históricos, culturais e religiosos mais importantes da América do Sul.
Com o tema “Terra Sem Males e Ecologia Integral”, a Romaria convida os participantes à reflexão sobre o cuidado com a terra, a justiça social e a vivência do Evangelho em harmonia com a natureza. Inspirada pela mensagem bíblica “Eu vi um novo Céu e uma nova Terra” (Ap 21,1), a celebração propõe renovar a esperança, fortalecer a espiritualidade e reafirmar o compromisso coletivo com a construção de um mundo mais justo, solidário e sustentável.
A Diocese de Novo Hamburgo organizará a saída de um ônibus com destino à Romaria da Terra, possibilitando a participação de uma comitiva formada por 43 pessoas, que representará oficialmente a Diocese de NH neste importante evento religioso do Rio Grande do Sul. A presença da comitiva expressa o compromisso da Diocese com a vivência da fé, a comunhão entre as comunidades e o engajamento nas causas sociais e ambientais que marcam a história e o significado da Romaria da Terra.
Programação da 48ª Romaria da Terra – 17/02/2026
- 07h – Café para os romeiros
- 08h – Acolhida no pórtico do Santuário
- 08h30 – Abertura da Romaria
- 09h – Caminhada
- 10h30 – Santa Missa
- 11h45 – Almoço e momento cultural
- 13h – Tribuna
- 15h – Bênção de envio





