Regional Sul 3 apresenta hino do Jubileu de 60 anos

Em 27 de setembro de 1964, a terceira sessão do Concílio Vaticano II mudou a história da Igreja presente no Rio Grande do Sul, determinando a criação do Regional Sul 3 da CNBB.

De lá para cá, são 60 anos de história e inúmeros momentos junto ao povo gaúcho. Entre eles, alguns de dificuldade, como a ditadura militar, a pandemia e as recentes enchentes no Estado. Por outro lado, muitos de alegria, como a visita do Papa João Paulo II ao Rio Grande do Sul, o Fórum da Igreja Católica, o compromisso da missão ad gentes e os grandes encontrões de jovens e de catequistas.

Ai de mim se eu não evangelizar!

Para celebrar estas seis décadas de história, o Regional criou uma comissão especial para o Jubileu, que entre outras ações propôs a composição de um Hino dos 60 anos do Regional.

O convidado para executar esta missão foi o Pe. José Carlos Sala, do clero diocesano de Erexim, que compôs a letra e a melodia do hino. Pe. Sala explica, a seguir, suas motivações:

Pus-me a trabalhar e busquei o mote de São Paulo aos Coríntios: Ai de mim se eu não Evangelizar, também a partir da Evangelli Gaudium, onde o Senhor nos chama e nos envia para anunciar a Boa Nova com alegria.

Pe. Sala explica que os dois primeiros versos do refrão são como que um chamamento e, ao mesmo tempo, uma afirmação para anunciar a Boa Nova com Alegria. A seguir, a resposta vem com essa fundamentação bíblica: “Sim, vou proclamar. Ai de mim se eu não evangelizar”.

Primeira Estrofe: “O hino está construído com três estrofes, comenta o sacerdote. A primeira estrofe retoma Isaías – “formosos são os pés do mensageiro que anuncia a Boa Nova com amor e com paixão”, na referência a tantos evangelizadores que já passaram nesta história dos 60 anos do Regional Sul 3.

Segunda Estrofe: O autor do hino relata que a segunda estrofe está fundamentada na Evangelli Gaudium: “Formamos uma Igreja em saída aqui no Regional Sul 3, de portas abertas para o mundo. Formamos uma Igreja fiel ao dinamismo missionário de anunciar Jesus”, comenta.

Terceira Estrofe: A última estrofe abre as portas e o tom de louvor e agradecimento. “Por tudo damos graças ao Senhor”, inicia, em uma referência à São Paulo na Carta aos Tessalonicenses.

O Hino foi apresentado à Igreja do Rio Grande do Sul na última semana, durante a celebração de coroação de Nossa Senhora da Medianeira como Rainha do Povo Gaúcho.