No segundo dia de conclave, após o falecimento do Papa Francisco, a Igreja elegeu, no colégio cardinalício, o novo papa. Robert Francis Prevost foi eleito por pelo menos dois terços dos cardeais para ser o sumo pontífice, e assumirá, por sua escolha, o nome de Leão XIV.
O papa nasceu nos Estados Unidos da América, em. 14 de setembro de 1955, e é o primeiro cardeal norte americano a ser eleito. Pertencente à Ordem de Santo Agostinho, na diocese de Chicago, fez seus votos solenes em 1981 neste carisma. Foi ordenado sacerdote em 19 de junho de 1982 e foi sagrado bispo em 2015, quando foi nomeado para a diocese de Chiclayo, no Peru. Foi criado cardeal em 2023, pelo papa Francisco.
Em Roma, foi nomeado em 30 de janeiro de 2023 como Prefeito do Dicastério para os Bispos e Presidente da Pontifícia Comissão para a América Latina. Assumiu o dicástério em 28 de janeiro de 2024.

Ao aparecer pela primeira vez diante do povo católico reunido na Praça São Pedro, o papa, visivelmente emocionado, fez seu primeiro discurso, em. língua italiana:
“A paz esteja com todos vocês. Irmãos, irmãs, caríssimos, essa é a 1ª saudação do Cristo ressuscitado, do bom pastor, que deu a vida pelo rebanho de Deus. “Eu também gostaria que essa saudação de paz entrasse no coração de vocês, alcançasse a família de vocês, e todas as pessoas onde quer que elas estejam. A todos os povos, e toda a terra, que a paz esteja com vocês. “Essa é a paz de Cristo ressuscitado, uma paz desarmada, uma paz desarmante, humilde e perseverante, que provém de Deus, Deus que nos ama todos, incondicionalmente. Ainda mantemos em nossos ouvidos aquela voz, fraca, mas sempre corajosa, do papa Francisco que sempre abençoava Roma. “O papa que abençoava Roma e dava benção para todo o mundo. Naquela manhã do dia da Páscoa, permitam-me dar prosseguimento àquela mesma benção: Deus nos ama, Deus ama todos vocês, o mal não irá prevalecer, estamos todos nas mãos de Deus. “Portanto, sem medo, unidos, de mãos dadas com Deus e uns com os outros, prossigamos. Somos discípulos de Cristo, Cristo nos precede. O mundo precisa da sua luz. A humanidade precisa dele como uma fonte para ser alcançada por Deus e por seu amor.
“Nos ajudem, vocês também, uns com os outros, nos ajudem a construir pontes com diálogo, com encontro, todos juntos num único povo, sempre em paz. Obrigado, papa Francisco. “Quero agradecer também todos os irmãos cardeais que me escolheram como para ser o sucessor de Pedro. Escolheram-me para caminhar com vocês enquanto Igreja unida, sempre em busca da paz, da justiça, e sempre tentando trabalhar como homens e mulheres fiéis a Jesus Cristo, sem medo, para proclamar o evangelho, para ser missionários. “Sou um filho de Santo Agostinho, sou agostiniano. Com vocês, sou cristão, e por vocês, bispo. E nesse sentido, todos podemos caminhar juntos àquela pátria, para a qual Deus nos preparou. “À Igreja de Roma, uma saudação especial. Necessitamos, juntos, de uma Igreja missionária, de uma Igreja que constrói pontes e diálogo, sempre aberta a receber nesta praça, de braços abertos, todos os que precisam da nossa presença, caridade, o diálogo e o amor. “Se me permitem também algumas palavras, uma saudação, a todos aqueles em particular a minha querida Diocese de Chiclayo no Peru, onde um povo fiel acompanhou seu bispo, compartilhou a sua fé, e deu muito, muito para seguir sendo a igreja fiel de Jesus Cristo.
A todos vocês, irmãos e irmãs de Roma, da Itália e do mundo inteiro, queremos ser uma Igreja sinodal, uma Igreja que avança, uma Igreja que busca sempre a paz, sempre busca caridade, e busca estar próxima principalmente daqueles que sofrem. “Hoje é o dia da súplica à Nossa Senhora de Pompeia, à nossa mãe Maria, que sempre quer caminhar conosco, estarmos próximos, nos ajudar com sua intercessão e o seu amor. Então, gostaria de rezar convosco. Vamos rezar por esta nova missão, por toda a Igreja e pela paz no mundo. Pedimos essa graça especial a Maria, nossa mãe.
Ave-maria, cheia de graça, o senhor é convosco. Bendita sois vós entre as mulheres, e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus. Santa Maria, mãe de Deus, rogai por nós pecadores, agora e na hora da nossa morte. Amém. “Que os santos apóstolos, Pedro e Paulo, dos quais no poder e julgamento confiamos, intercedam por nós até o Senhor. “Que por meio das orações e dos méritos da Santíssima Virgem Maria, de São Miguel Arcanjo, de São João Batista, dos santos apóstolos Pedro e Paulo, e de todos os santos, ó Deus onipotente, mostre compaixão vós. Quando perdoamos todos os vossos pecados, que Jesus Cristo vos conduza à vida eterna. “Que o Senhor todo-poderoso e misericordioso vos conceda indulgência, absolvição e remissão de todos os vossos pecados. Que haja espaço para um verdadeiro e frutífero arrependimento, mesmo com o coração arrependendo-se sempre. A benção da vida, a graça, a consolação do Espírito Santo e perseverança final nas boas obras. Amém “E que a benção de Deus todo-poderoso, Pai, Filho e Espírito Santo desça sobre vós e permaneça sempre.”
