Texto padre Fábio Luís Galle – Jornalista
A Diocese de Novo Hamburgo se prepara para um momento especial de fé, partilha e comunhão: o Jubileu das Famílias, Crianças e Idosos, que integra o grande Jubileu da Igreja, inspirado no lema “Peregrinos de Esperança”. O encontro será realizado no Santuário das Mães, em Novo Hamburgo, no dia 16 de agosto. A programação inicia às 13h, com um grupo de canto acolhendo e animando os fiéis que chegarão para a Santa Missa, marcada para as 16h. Em entrevista ao jornalista padre Fábio, o reitor do Santuário das Mães, padre Júlio Marcelino dos Santos, ressaltou a importância desta celebração: O Jubileu é um convite para que todas as gerações se unam, celebrando a fé e caminhando juntas na missão da Igreja.
PADRE FÁBIO – O QUE SIGNIFICA VIVER UM JUBILEU EM FAMÍLIA?
PADRE JÚLIO – Viver um Jubileu em Família é: receber a grande Graça de viver a indulgência plenária entre a própria Família (Pai, Mãe e Filhos).
PADRE FÁBIO – DE QUE FORMA A FÉ FORTALECE OS LAÇOS FAMILIARES?
PADRE JÚLIO – Participar da celebração do Jubileu em Família, é uma das formas de fortalecer os laços familiares, além da Oração em família, a participação da família nas celebrações eucarísticas nas paróquias a que pertencem, ou, até mesmo em outras Igrejas e Santuários.
PADRE FÁBIO – COMO A FAMÍLIA PODE SER SINAL DE AMOR, PERDÃO E ESPERANÇA NO MUNDO ATUAL?
PADRE JÚLIO – A família pode ser sinal sim, pela vivência do Amor, do Perdão e da Esperança no mundo atual, justamente vivendo o Amor entre os cônjuges (pai e mãe), estes com os filhos e os filhos entre os irmãos.
PADRE FÁBIO – QUAIS DESAFIOS AS FAMÍLIAS ENFRENTAM HOJE E COMO A IGREJA PODE APOIÁ-LAS?
PADRE JÚLIO – Os desafios que as famílias enfrentam hoje, são muitos, como por exemplo: a violência, as drogas e tantos outros. A Igreja deve ser o apoio e testemunho de Fé, de Amor, para acolher, apoiar e ajudar as famílias que passam por desafios, nas próprias Paróquias.
PADRE FÁBIO – COMO AS CRIANÇAS PODEM SER TESTEMUNHAS DA ALEGRIA E DA SIMPLICIDADE DO EVANGELHO?
PADRE JÚLIO – As crianças devem ser educadas desde cedo (desde pequenas), pelos pais em casa, sendo eles os primeiros catequistas dos filhos, educar para a Oração diária, pessoalmente e em Família, e, chegada a idade da catequese, encaminhá-los à Paróquia para a catequese, acolhendo e animando para a iniciação da vida sacramental.
PADRE FÁBIO – QUAL A IMPORTÂNCIA DOS IDOSOS NA TRANSMISSÃO DA FÉ E DA HISTÓRIA FAMILIAR?
PADRE JÚLIO – Em toda a História de transmissão de Fé, desde o Antigo Testamento, foi passada através da tradição oral e testemunhal dos mais velhos e experientes, de geração em geração. Hoje continuamos com esta tradição, através dos nossos avós que convivem com os netinhos. Devemos dar oportunidades de os Idosos serem acolhidos em nossas Paróquias pelo testemunho e experiência que nos passam.
Foto: Pascom da Diocese de NH