Já iniciou, em toda a Diocese de Novo Hamburgo, a Campanha para a Evangelização, cujo ponto alto acontecerá no terceiro domingo do Advento, quando realizaremos a Coleta Nacional da Evangelização. Toda a contribuição recolhida é destinada às obras evangelizadoras da Igreja: uma parte permanece em nossa própria diocese, outra é enviada aos regionais da CNBB para apoiar comunidades em necessidade, e uma parte segue para a sede da CNBB, em Brasília, para sustentar inúmeros projetos evangelizadores espalhados pelo Brasil.
O tema da Campanha deste ano é: “Hoje, é preciso que eu fique na tua casa” (Lc 19,1). Ele nos recorda o verdadeiro sentido do Natal: Jesus que nasce e deseja habitar conosco, partilhar da nossa vida e permanecer em nossas famílias. No Advento, somos convidados a viver a Novena de Natal, preparar o coração e ensinar às nossas crianças, netos e afilhados o valor de acolher Jesus em nosso lar. Ele bate à porta: deixemos que entre.
Vivemos também o Ano Jubilar da Esperança e da Misericórdia, que se encerra em 28 de dezembro, na Festa da Sagrada Família. A Igreja celebra um jubileu ordinário a cada vinte e cinco anos, e neste ano relembramos os 2025 anos do nascimento de Jesus. Renovamos a certeza de que Cristo é nossa esperança, presente em nós pelo Espírito Santo todas as vezes que comungamos, e que nos envia a levar luz aos irmãos que ainda não tiveram um encontro pessoal com Ele. Acolhamos Jesus neste Natal com ainda mais fé e gratidão pelo jubileu vivido. O próximo jubileu extraordinário deverá ocorrer em 2033.
Somos convidados a colaborar generosamente com a Campanha para a Evangelização 2025, para que a Palavra de Deus alcance ainda mais corações. Sua doação permite que missionários cheguem a regiões distantes, que comunidades possam celebrar a missa e os sacramentos, e que mais pessoas abram as portas de sua casa e de sua vida para Jesus.
Pelo nosso batismo, somos chamados a ser discípulos missionários. O saudoso Papa Francisco sempre nos exortou a sermos uma Igreja em saída, que vai ao encontro dos irmãos. A missão começa em nossa própria casa, no bairro, na comunidade, na escola e no trabalho. Contribuindo com a Campanha da Evangelização, tornamo-nos também missionários além de nossas fronteiras.
O Espírito Santo habita em nós e nos envia a alegrar os tristes, consolar os aflitos e dar esperança aos desanimados. Hoje, mais do que nunca, precisamos ser profetas que anunciam a justiça e denunciam as injustiças. Pelo batismo, recebemos a missão de ser sal da terra e luz do mundo: dar sabor à vida dos outros e iluminar o caminho daqueles que caminham na escuridão, levando Jesus Cristo vivo e ressuscitado.






