Aconteceu o Simpósio Solidário sobre Bicentenário da Imigração Alemã

Uma Celebração Cultural e Religiosa
Dois Irmãos, RS — No dia 22 de junho, a Diocese de Novo Hamburgo realizou o Simpósio Solidário sobre os 200 anos da Imigração Alemã no Rio Grande do Sul. O evento, que ocorreu no Centro de Pastoral da Paróquia São Miguel, em Dois Irmãos, reuniu diversos participantes para um dia repleto de palestras, atividades culturais e religiosas.

O simpósio teve como objetivo principal refletir sobre a importância da imigração alemã para o estado do Rio Grande do Sul e para o Brasil. A programação incluiu palestras sobre a história, o legado, a cultura e a religiosidade dos imigrantes alemães, além de apresentações culturais e a celebração de uma missa.

Palestras e Reflexões
Os participantes tiveram a oportunidade de assistir a diversas palestras proferidas por renomados convidados. Entre os palestrantes estavam o Bispo Emérito de Novo Hamburgo, Dom Zeno Hastenteufel, o historiador Felipe Kuhn Braun, a escritora Helena Seger, a presidenta da Rota Romântica, Terezinha Kuhn Haas, o Frei Jaime Bettega e o Padre Delcio Miguel Reiter. Cada um deles trouxe perspectivas únicas sobre a influência e a contribuição dos imigrantes alemães para a cultura e a sociedade gaúcha.

Atividades Culturais
Além das palestras, o evento foi marcado por uma série de atividades culturais que celebraram a rica herança alemã na região. As apresentações de bandinhas típicas e a música alemã trouxeram um clima festivo e de celebração. O almoço servido aos participantes contou com pratos típicos da culinária alemã, proporcionando uma verdadeira imersão na cultura dos imigrantes.

Celebração Religiosa
O ponto alto do evento foi a missa celebrada às 16h pelo Bispo Diocesano, Dom João Francisco Salm. A celebração foi um momento de união e fé, refletindo a profunda religiosidade dos imigrantes alemães que trouxeram consigo suas tradições religiosas para o Brasil.

Solidariedade em Ação
O simpósio também teve um caráter solidário. Os participantes foram incentivados a trazer donativos para as pessoas afetadas pelas enchentes no estado, demonstrando a solidariedade e o espírito comunitário que são características marcantes das comunidades de imigrantes alemães.

O Simpósio Solidário dos 200 anos da Imigração Alemã no Rio Grande do Sul foi um evento memorável, que conseguiu unir reflexão, cultura e religiosidade. A Diocese de Novo Hamburgo, ao organizar este simpósio, proporcionou um espaço para que a comunidade pudesse celebrar e honrar o legado dos imigrantes alemães, fortalecendo os laços culturais e comunitários na região.

Veja abaixo alguns registros dos momentos do evento: