Novos diáconos transitórios em nossa diocese

No último fim de semana, a diocese de Novo Hamburgo viveu um momento vocacional belo e profundo. Centenas de fieis de diferentes paróquias da diocese testemunharam a consumação de um passo importante no caminho vocacional de nossa diocese: a ordenação diaconal dos seminaristas Gilberto Mallmann, Péricles Filipiak da Silva e Roger Mesquita Haag.

Na tarde de domingo, já era possível ver os fieis chegando duas horas antes da missa, que estava marcada para às 15h, na Catedral São Luiz Gonzaga, em Novo Hamburgo. Paroquianos das paróquias de origem dos seminaristas, São Lourenço Mártir (Linha Imperial, Nova Petrópolis), Sagrado Coração de Jesus (Novo Hamburgo) e São Luiz Gonzaga (Sapiranga) e de muitas outras paróquias e cidades estavam fervorosos para testemunharem a ordenação para o ministério transitório dos novos diáconos. Às 15h, ao som de um belíssimo coral e instrumentistas, também eles de várias paróquias, regidos pelo coralista Felipe Utzig, iniciou-se a missa presidida por nosso bispo, Dom João Francisco Salm. Dezenas de sacerdotes e o bispo Emérito, Dom Zeno Hastenteufel, bispo que crismou os três seminaristas em suas paróquias anos antes, também participaram da celebração, na alegria de receberem no clero os novos ordenados. Os religiosos e religiosas de diferentes congregações também participaram em grande número.

Os fieis, visivelmente alegres e emocionados, que lotaram a catedral ao ponto de ser necessário preencher os espaços com cadeiras (ainda que muitos ainda tivessem que permanecer de pé no fundo da igreja) acompanharam e rezaram durante toda a celebração Eucarística, agradecendo, louvando e adorando a Deus que correspondeu às orações que perseverantemente são feitas pelas vocações em suas paróquias. Na homilia, após o evangelho da videira e os ramos, que inspirou o lema escolhido pelos ordenandos: “Permanecei em mim e eu permanecerei em vós”, Dom João lembrou que os fieis presentes e aqueles que acompanhavam pela transmissão online, vivem em unidade.

“Com a parábola da videira e os ramos, Jesus diz que nós todos, eu, você e Ele, somos um corpo só. A mesma planta, a mesma vida, a única raiz, uma única seiva. O mesmo organismo: Cristo videira! O único amor!” E ainda se dirigiu aos três seminaristas prestes a receberem a Ordem: “Vocês já fazem parte desta videira, agora se tornarão seus servidores. Vocês sabem que o diácono é, por natureza, servidor, especialmente dos mais pobres e sofredores […]. Mediante o mesmo gesto apostólico, daqui a pouco, também vocês serão ordenados diáconos, tendo no horizonte a ordenação presbiteral. Diáconos agora, por algum tempo, para nunca mais esquecerem que toda a vida cristã e, em especial, a vida de um ministro ordenado, tem um nome: servir! Servir como o mestre! Quem ama como Ele, sabe fazer de si, com seus próprios dons e carismas, um humilde serviço à videira, à Igreja, em vista de frutos abundantes e saborosos.” Dom João ainda manifestou sua estima pelos novos diáconos.

A celebração seguiu conforme o rito de ordenação e, após, os fieis puderam participar de uma partilha no ginásio da catedral, saudar os novos diáconos e suas famílias e confraternizar entre si.

A Diocese de Novo Hamburgo se alegra com os novos diáconos transitórios e convida os fieis a, permanecendo em oração pelas vocações, participarem da ordenação sacerdotal de cada um deles, no segundo semestre.

É possível rever a ordenação que foi transmitida pelo Youtube no canal da Diocese de Novo Hamburgo, em parceria com a Comunidade Emanuel.