Aniversário Sacerdotal | Padre José Ferreira da Silva

Somos um grupo de voluntários de pastorais e movimentos da paróquia São Jorge, localizada no bairro Campina em São Leopoldo. Nosso projeto trabalha de forma lúdica, e em várias áreas, com as crianças carentes da comunidade. Acreditamos que ser fundamental que elas possam brincar, se alimentar e ter saúde.

Quadro dos Voluntários – Coordenação
Elisiel & Raquel
Eduardo & Neiza
Diego & Cintia
Vladimir & Luciana
Valdir

Nossa função é a captação de brinquedos e alimentos, captação de recursos e criar projetos gráficos e digitais do projeto.
Quadro dos Voluntários – Geral
Membros de pastorais e movimentos que se oferecem para auxiliar e melhor atender as famílias na data do evento.

Como Começou:
Em 2011, após ver a situação de várias famílias e crianças em estado de vulnerabilidade social, dona Nair e dona Sileci conversou com seus amigos e vizinhos e, juntos, começaram a pensar em fazer um natal melhor a essas crianças. Surgiu a ideia de juntar brinquedos e lanches para distribuir às crianças que se encontravam na casa da voluntária. No “boca a boca”, pedindo brinquedos a conhecidos ela arrecadou donativos.
Nesse momento, sem saber, nascia o projeto Natal Solidário, que ganhou esse nome por ajudar famílias que precisavam da solidariedade do próximo. Passados alguns anos, aumentou o número de famílias e foi necessário passar a usar o espaço da paróquia São Jorge.
Em 2016, um grupo de amigos e voluntários coordenados por Maicon Gräeff, seminarista na época, reuniu algumas pastorais e movimentos e atendeu, em seu novo formato de unidade dos leigos, 50 Famílias e 150 crianças.
Em 2017, sob a coordenação do então seminarista Ezequiel Persch o evento atendeu 150 famílias e 300 crianças.
Já no ano passado com a coordenação do seminarista Diego Cadona tivemos 175 famílias atingidas e 350 crianças felizes.
Hoje, depois de quatro anos, o projeto já se tornou conhecido na cidade pela divulgação em redes sociais, jornal local e rádio. Leva brinquedos, atividades lúdicas, conhecimentos culturais, orientações na área da saúde, medição de pressão, artes, lazer, diversão e muito carinho e dedicação para as crianças, através dos voluntários que se uniram a nós.

O que fazemos :
Durante todo o ano, em datas pré-agendadas, os voluntários se reúnem para planejar a realização do evento.
No dia da festa, montamos com muito cuidado e carinho a decoração da festa. Contratamos brinquedos infláveis, pintores artísticos para fazer pintura no rosto das crianças, distribuímos pipoca, cachorro-quente, balas, brinquedos, kits de material escolar e sacola básica no final da festa. E cotamos com a ilustre presença de SÃO NICOLAU o santo que deu origem ao “papai noel”.
“Campanha atenderá famílias que estão em estado de vulnerabilidade social. “
A organização trabalha com a meta de atingir 200 famílias consideradas em estado de vulnerabilidade social, que serão beneficiadas com cestas básicas, lanches para as crianças e brinquedos. A entrega será realizada no ginásio da paróquia São Jorge, no dia 16 de dezembro do corrente ano, e serão distribuídos por membros voluntários integrantes de movimentos e pastorais da paróquia.
A ação faz parte do projeto Natal das Crianças Carentes, uma ação evangelizadora que é ser testemunho de Cristo e levar aos mais necessitados seu perene amor.
“O nosso objetivo é tornar o Natal destas famílias um pouco mais digno e feliz”.
Para o cadastramento serão priorizadas as famílias que vivem em situação de vulnerabilidade e risco social decorrente de vínculos fragilizados, pobreza, privações por ausência de renda, dentre outros, que serão visitadas por membros do projeto.
“Esse cuidado é para que os benefícios sejam doados para famílias que realmente precisem. Nós sabemos que as necessidades são muitas e as famílias necessitadas também, mas o pouco que pudermos ajudar já muda a realidade destas famílias”, salientou membro da coordenação.
Assim, este ano confeccionamo

Autor(a): Elisel – Pascom da Paróquia São Jorge