Aniversário Sacerdotal | Padre Ramiro Mincato

Todos os anos, a Igreja no Brasil dedica o mês de setembro ao estudo mais acurado da Sagrada Escritura. Cada ano, os católicos brasileiros, em seus diversos trabalhos dentro da ação pastoral de cada uma de nossas paróquias, são convidados a se debruçarem sobre um livro bíblico e num estudo meditativo, irem descobrindo as maravilhas de Deus através de Sua Palavra, fonte de vida e salvação para todos nós.

Para este ano de 2019, o livro proposto é a Primeira Carta de São João, uma verdadeira louvação ao Amor de Deus, que antes mesmo de receber nosso sim e nosso amor, amou-nos por primeiro, desde “antes que fôssemos gerados no ventre de nossa mãe” (Cf. Jr 1,5). Tal texto nos leva a reconhecermos que nossa fé em Jesus Cristo, deve inicialmente, ser percebida em nosso cuidado e amor para com o próximo. A comunidade que se divide entre crer e amar o Cristo, seguir seus mandamentos e deixar às margens desse amor a humanidade que sofre, caminha pelas vias que não são a que Deus Nosso Senhor deseja. Crer, amar e seguir ao Senhor Jesus Cristo, passa obrigatoriamente pelo amor ao irmão, pois “como posso dizer que amo a Deus que não vejo, se sou incapaz de amar o irmão que vejo?” (Cf. 1Jo 4,20).

Há muita gente entre nós, que leva sobre seu peito, em seus dedos, em seus bolsos, medalhas, terços, anéis religiosos, mas que se faz indiferente às necessidades dos mais carentes. Muitos se dedicam ao cuidado dos animais, das plantas, da natureza como um todo, mas, que se fecham ao irmão que vive na rua, que passa necessidade, que anoitece e amanhece sem perspectivas e esperanças. Muitos comungam o Cristo, mas o trancafiam eu si mesmos e indiferentes ao Seu poder, não o permitem agir através deles, para que por suas mãos o Amor de Deus seja conhecido. Quantos voltam para suas casas aos finais de semana, após terem participado de nossas celebrações e em casa não amam a Deus que visitaram e que vive nos que em casa ficaram.

O cuidado pela natureza, pelo planeta é necessário e não o podemos negligenciar. De igual modo, não podemos negligenciar o cuidado com a obra prima do Amor e das mãos de Deus: “o próximo, o irmão, eu mesmo”. Ser cristão significa ser capaz de amar, sem medidas, sem escolhas interesseiras o outro, o próximo que vive ao meu redor e dentro de minha casa. Ser cristão é uma tarefa para os corajosos e generosos. Não seria melhor o nosso mundo, se cada um dos batizados fosse capaz de abraçar o outro com suas chagas, misérias, dificuldades, mas também com seus acertos, virtudes e dons? Pois, devemos ter bem claro no coração e na alma que o irmão não é formado por seus erros e pecados; ele não é pecado! Todos erramos e Deus não nos olha como pecado, mas nos ama como filhos Seus, os mais preciosos de todos os seus tesouros.

Os catequistas de nossa diocese, estão se preparando para a Segunda Jornada diocesana, que será realizada no dia vinte e cinco de agosto, na Paróquia São José Operário de Novo Hamburgo, no bairro de Canudos. O tema desse dia de celebração e meditação será justamente a Primeira Carta de João. O pregador desse dia será o nosso querido Padre Felipe Konzen, que atualmente está em Roma, onde já concluiu seu mestrado e iniciou seu processo de doutoramento no Pontifício Instituto para a Família. Durante todo aquele dia, ele vai meditar conosco o texto preparado pelo Serviço de Animação Bíblica da CNBB.

Cada catequista deve ler em casa este texto e trazê-lo para o encontro, pois ele será o nosso instrumentum laboris, através do qual vamos nos aperceber mais da importância de conjugarmos nossa fé em Cristo com o amor ao próximo. Uma comunidade paroquial só poderá crescer se sua catequese for verdadeiramente baseada nesse princípio dado pelo próprio Jesus de que “Deus deve ser amado sobre todas as coisas e o próximo como a nós mesmos” (Cf. Lc 10,27).

O dia do Catequista será uma oportunidade para o conhecimento mútuo, para o amor fraterno e para a quebra de preconceitos. A Jornada será uma nova oportunidade de seguirmos em frente com o nosso projeto de formarmos um só coração e uma só alma na catequese diocesana. Que todos, não apenas catequistas, busquem no mês de setembro ler e meditar o texto da Primeira Carta de João. O livreto que traz os encontros preparados pelo SAB (Serviço de Animação Bíblica) está disponível nas livrarias católicas de nossa diocese. Deus abençoe a todos.

Autor(a): : Padre Luciano Martins de Almeida | Assessor da Animação Bíblico-catequética

Direitos da Imagem: Pascom NH