Anuncio Novo Bispo

A catedral basílica São Luiz Gonzaga receberá a missa de conclusão de ano da turma do seminário Betânia de 2021, no dia 5 de dezembro, às 19 horas. São sete os seminaristas que chegam ao fim da primeira etapa formativa e serão enviados ao discipulado, no Seminário Maria Mater Ecclesiae – Itapecerica da Serra (SP). A missa de envio é tradicionalmente conhecida na diocese como missa de vestição de batinas.

Ao longo de todo o ano de 2021, foram diversos os aspectos formativos propostos pela diocese e vividos pelos jovens. As quatro dimensões da formação sacerdotal proposta pela Igreja foram abordadas de modo particular e permanente: espiritual, humana, pastoral e intelectual. Foram aprovados nessa etapa os seguintes seminaristas: Eduardo da Silva, Gabriel Rocha, José Francisco Dilkin, Júlio Hermann, Leonardo dos Santos Cardoso, Lucas Berté Maciel e Luís Felipe da Rosa.

“Quantas graças o Senhor dispensou as nossas almas neste ano de 2021! Especialmente a nós aqui no seminário. Tivemos um ano repleto de bençãos de Deus, em nossas pastorais, em nossa convivência fraterna, em nossos estudos, em nossos trabalhos. Em meio a este tempo ainda de pandemia, somos agraciados por termos o Senhor em nossa casa e ali recostamos nossa cabeça em Seu Coração Amantíssimo, assim como São João. Da capela fruiu a força e alegria para todos os nossos dias, todos os nossos trabalhos e ações”, aponta Lucas Berté Maciel.

Ao longo do ano, os seminaristas tiveram contatos com disciplinas como filosofia, lógica, arte sacra e espaço sagrado, matrimônio e família, introdução à vida celibatária, de pobreza e obediência, metodologia de estudos, bioética, catecismo, história da Igreja etc.

“O ano do propedêutico costuma ser um período bastante intenso, cheio de alegrias e de uma convivência muito alegre e familiar. Assim foi o ano de 2021, que está chegando ao fim. Apresentamos mais uma turma diante do senhor bispo para que este os abençoe e envie para a etapa do discipulado, referente a academia de filosofia” diz o Reitor do Seminário Betânia, padre Miguel Arnold.

O ano propedêutico diz respeito a primeira etapa formativa para os estudantes que já concluíram o ensino médio. Nela, acontece o primeiro contato com a vida de seminário, aprofundando o conhecimento doutrinário e motivando um contato com a oração e os sacramentos de maneira mais frequente.

Com a missa de envio da turma de 2021 para São Paulo, se realizará também a apresentação de novos seminaristas para o ano 2022. Ao término da celebração, também na Catedral, acontece o sorteio da ação entre amigos em prol dos seminários mantidos pela diocese.

“A missa de vestição de batinas, como sempre lembra nosso bispo, é o grande encontro vocacional da nossa diocese. Nela, os amigos e familiares dos seminaristas podem contemplar a alegria de quem está na caminhada, e disto surgem muitas vocações. Como promotor vocacional, esta missa se torna ainda mais especial para mim, pois enviamos os jovens que concluíram a primeira etapa para águas mais profundas e acolhemos cheios de entusiasmo aqueles que agora são parte da nossa família também”, aponta padre Ariel Bühler, Reitor do Seminário Maria Auxiliadora e promotor vocacional da Diocese.

O embarque da turma de 2021 para São Paulo acontece no mês de janeiro. Lá, poderão fazer um intercâmbio cultural e espiritual não só com seminaristas de Novo Hamburgo, mas também de diversas regiões do país.

“Damos este passo na caminhada vocacional certos de que Deus não desampara quem a Ele se confia, queremos cada dia mais ser generosos na entrega de nossas vidas. Vamos inteiramente abertos a ação do Santo Espírito e, estando com o Senhor na barca ainda perto da terra ouvimos Ele nos dizer assim como disse a São Pedro: “Faz-te ao largo e lançai vossas redes para pescar.” Lc 5,4. Que possamos, com a graça de Deus e as orações do nosso povo, colocarmo-nos mais à fundo neste mistério de amor que o Senhor reserva para nós. Que a Virgem Santíssima, Mãe e Senhora nossa, interceda por nós e caminhe conosco”, conclui Maciel.

Autor(a): Seminarista Júlio Hermann