Evento na FACCAT, em Taquara (RS), destacou a corresponsabilidade na missão e definiu nova prioridade pastoral diocesana
A Diocese de Novo Hamburgo realizou, no sábado, 18 de outubro, a Assembleia Diocesana da Ação Evangelizadora, na FACCAT, em Taquara (RS).
O encontro reuniu sacerdotes, diáconos, religiosos e lideranças leigas das diferentes paróquias e áreas pastorais da Diocese, em um dia de oração, escuta e discernimento sobre os rumos da ação evangelizadora.

Comunhão, participação e missão
O evento foi conduzido pelo bispo diocesano, Dom João Francisco Salm, e pelo coordenador diocesano de pastoral, Padre Cláudio Vicente Imming.
Após os momentos de acolhida, animação e oração da manhã, o Padre Jeferson Schaefer Furtado apresentou uma reflexão sobre o Documento Final do Sínodo sobre a Sinodalidade, destacando os três pilares da caminhada sinodal: comunhão, participação e missão.
Em seguida, houve uma síntese das contribuições do Caminho Sinodal percorrido nas diferentes áreas pastorais da Diocese, evidenciando avanços e desafios na vivência da sinodalidade em nível local.
A referência principal de todo o encontro foi o Documento Final do Sínodo 2021-2024, compreendido aqui como integrante do magistério ordinário do Santo Padre e, por isso, caminho proposto para a Igreja no mundo inteiro.

Prioridades pastorais e fortalecimento dos conselhos
Ainda pela manhã, foram apresentados os resultados da Catequese de Iniciação à Vida Cristã (IVC) — prioridade diocesana eleita há dois anos e que segue em continuidade. Logo depois, Dom João Francisco Salm proferiu uma palestra sobre “Fortalecer os Conselhos Paroquiais de Pastoral e as estruturas sinodais”, ressaltando a importância de que os conselhos sejam espaços reais de comunhão e corresponsabilidade. Na sua fala, o bispo apresentou os diferentes componentes destes conselhos, suas responsabilidades e importância para a vida paroquial.
Conversa no Espírito
Após a pausa para o almoço, os participantes vivenciaram o método da “Conversa no Espírito”, que teve como tema“Como fazer dos Conselhos de Pastoral Paroquial um verdadeiro espaço de escuta, decisão e corresponsabilidade na missão da Igreja?”
Foram formados 35 grupos de conversa, com sete participantes cada. Os membros de cada grupo foram sorteados, de modo que diferentes realidades diocesanas e paroquiasi se fizeram presentes em cada um dos grupos. Os resultados foram apresentados em uma síntese final geral.
Nova prioridade diocesana
A Conversação no Espírito favoreceu o discernimento acerca da importância da valorização dos CPPs, levando à eleição da segunda prioridade diocesana: o fortalecimento dos Conselhos Paroquiais de Pastoral (CPP). Assim, a diocese inteira passa a dar especial atenção para estes conselhos, nas diferentes áreas e paróquias, sem descuidar por isso da atenção já dada à Catequese de Iniciação à Vida Cristã (IVC).

Por fim…
O encontro foi encerrado com comunicações diocesanas e a bênção final, marcando mais um passo no caminho de comunhão e corresponsabilidade pastoral.
Texto: Seminarista Júlio Hermann