Bate papo com o tema: O perfil do estudante do século XXI

“Onde precisamos avançar para que tenhamos de fato uma pastoral em comunhão, participação e missão?” O questionamento exposto por dom Leomar Brustolin, presidente do Regional Sul 3, marcou a abertura da reunião dos coordenadores e coordenações de pastoral das 18 arqui/dioceses do Regional Sul 3, realizada virtualmente na noite desta terça-feira, 05 de setembro.

Durante a fala inicial, dom Leomar ressaltou que o encontro é de fundamental importância porque, inclusive pelo regulamento da CNBB Regional, neste espaço podem e devem surgir indicações importantes para a ação pastoral no RS. O Presidente pontuou ainda a preocupação, na construção das novas diretrizes da CNBB, a descristianização em nossa região geográfica, bem como a falta de jovens e crianças entre nós, na Igreja.

“Sem perder toda a organização pastoral que temos, precisamos encontrar um foco e repensar o tipo de pastoral que fazemos. Que eclesiologia está nos sustentando e que tipo de Igreja estamos construindo?”, questionou o arcebispo de Santa Maria.

A pauta do encontro seguiu com uma escuta das coordenações de pastorais sobre a sua realidade e os sinais de alegrias e desafios em sua Igreja Local. A partilha contemplou diversos pontos, entre eles a importância da priorização da Iniciação à Vida Cristã; da formação de agentes, presbíteros e de diáconos permanentes; e o desafio da pastoral em um contexto cada vez mais urbano.

Entre as sugestões de encaminhamentos para qualificar a ação do Regional junto às arqui/dioceses, os coordenadores apontaram a necessidade da construção de um calendário conjunto, a constituição de um grupo que possa oferecer suporte de formação e acompanhamento às arqui/dioceses, a organização da Campanha da Fraternidade 2024, e a necessidade de potencializar o espaço da assembleia do Regional para torná-la mais participativa.

Durante a reunião, a presidência também motivou para uma boa organização dos pedidos para o subsídio de Natal, solicitando aos coordenadores que impulsionem a distribuição deste material nas paróquias. As dificuldades enfrentadas em diversas regiões do Rio Grande do Sul nestes dias, em virtude das fortes chuvas que atingiram o Estado, também foram assunto na reunião, encaminhando-se a publicação de uma nota de solidariedade e a organização de uma campanha em favor das vítimas.

Autor(a): CNBB SUL 3