Bicentenário da Imigração Alemã

Em 2024, completamos duzentos anos desde a chega dos alemães na região do Rio Grande do Sul. Em nossa diocese, boa parte dos fieis têm em seu sangue as marcas deste acontecimento, bem como nossas paróquias são também resultado da chegada do povo germânico por aqui. Assim, celebraremos com devoção e reverência tal feito neste bicentenário.

Foi montada uma comissão de trabalho para a elaboração, realização e divulgação dos eventos em celebração do bicentenário da Imigração, formam a equipe: Dom João Francisco Salm, Dom Zeno Hastenteufel, Irmã Valquíria Vieira da Silveira, Irmã Mônica de Azevedo, Paulo Roberto Staudt, Jéssica Glück, Pe. José Ivo Follmann, Pe. Cláudio Vicente Immig e Pe. Cléber Rodrigues.

8h – Missa em alemão em Dois Irmãos na Paróquia São Miguel

10h – Missa em alemão no Pinhal Alto

15h – Abertura do Ano Pastoral da Diocese e Apresentação da Comissão

Seminário “Imigração e os próximos 200 anos”, na EST, em São Leopoldo.

16º Encontro Estadual das CEBs no Centro de Eventos de São Leopoldo, com o tema “CEBs, migrantes de ontem e de hoje: os desafios da justiça e da amizade social.

22ª Semana Nacional dos Museus, em São Leopoldo, com programação ainda a confirmar.

Simpósio Diocesano sobre Bicentenário da Imigração Alemã, no auditório da Paróquia São Miguel, em Dois Irmãos. Inscrição necessária.

Encontro de Coros da Rota Romântica, com missa em Morro Reuter

Missa em Alemão na Catedral São Luiz Gonzaga, às 17h.

Missa alusiva ao Bicentenário da Imigração Alemã na Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em São Leopoldo, às 18h.

Fórum da Unisinos no Bicentenário da Imigração Alemã.