Cáritas diocesana visita projetos #2

A Cáritas diocesana, junto ao coordenador de pastoral, Pe. Cláudio Vicente Immig, iniciou um processo de visitação aos grupos paroquiais de Cáritas que foram beneficiados com projetos em prol das comunidades, com auxílio do fundo diocesano de solidariedade no ano passado. O objetivo é atestar os frutos das campanhas de evangelização e do trabalho de muitas pessoas engajadas na comunidade.

A Equipe da Cáritas Paroquial Sagrada Família realizou a reconstrução do telhado, proporcionando mais segurança e conforto às voluntárias e aos usuários que frequentam o espaço.

Com a nova cobertura, a Cáritas pode seguir firme em sua missão de acolhimento e assistência às pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade, oferecendo um ambiente adequado para o desenvolvimento de suas atividades.

Esse projeto reafirma o papel essencial do Fundo Diocesano de Solidariedade, que, por meio de suas ações, contribui para a transformação de realidades e o fortalecimento de espaços dedicados ao cuidado e ao bem-estar social.

Além disso, destaca-se a presença do coordenador de pastoral, padre Vicente, que acompanha os projetos e pôde conhecer de perto a realidade de cada equipe envolvida, fortalecendo o compromisso da Igreja com a solidariedade e o apoio às comunidades.

A equipe da Cáritas Paroquial Nossa Senhora da Piedade está promovendo o curso de Panificação e Biscoitaria – Saberes e Sabores, uma iniciativa voltada para a qualificação profissional, a autonomia financeira e a aplicação prática no dia a dia.

Esse curso está sendo realizado com o apoio do Fundo Diocesano de Solidariedade, proporcionando oportunidades para que mais pessoas adquiram conhecimentos fundamentais na produção de pães, bolos, bolachas e biscoitos. Além de desenvolver novas habilidades, os participantes aprendem técnicas para produzir em casa, garantindo qualidade e economia.

A formação também abrange conceitos importantes sobre precificação, ajudando a entender como calcular custos e definir valores justos para comercialização, possibilitando uma fonte de renda sustentável.

A presença do Padre Vicente, coordenador de pastoral, fortalece ainda mais o projeto, promovendo um ambiente de acolhimento, fé e incentivo para aqueles que buscam aprimorar seus conhecimentos e transformar suas vidas por meio do aprendizado e do trabalho.

Além da parte técnica, o curso reforça valores como solidariedade, cooperação e empreendedorismo comunitário, fortalecendo os laços sociais e proporcionando um impacto positivo na vida das pessoas.