Carta às Famílias da Diocese de Novo Hamburgo

Os padres da Diocese de Novo Hamburgo e o Bispo Diocesano, Dom João Francisco Salm estão participando de um retiro espiritual no município de São Leopoldo. O encontro começou na segunda-feira (16), no Centro de Espiritualidade Cristo Rei (CRECEI). O orientador do retiro é o Bispo-auxiliar da Arquidiocese do Rio de Janeiro, Dom Célio da Silveira Calixto Filho. O Tema que está sendo abordado pelo orientador é “A identidade presbiteral a partir de uma espiritualidade de comunhão”.

De acordo com o bispo, o retiro anual é uma oportunidade singular da graça de Deus, que a Igreja nos proporciona. É um encontro muito belo com aquele que conquistou o nosso coração, ao nos convidar para segui-lo mais de perto no ministério sacerdotal. Ao mesmo tempo, nos encontramos com os irmãos de presbitério, reforçando a unidade entre nós, explica Dom Célio.

Segundo o religioso, podemos vivenciar a identidade presbiteral nas comunidades no exercício do ministério sacerdotal. Nele vamos crescendo na compreensão de nós mesmos, seja pela convivência no presbitério local, seja no cotidiano das paróquias. Somos configurados a Cristo, servo, pastor e esposo da Igreja. Nosso trabalho pastoral nos permite vivenciar isso nas comunidades.

Ele destaca que nos documentos da Igreja, Pastores dabo vobis, 12 (PDV) e Novo millennio ineunte, 43 (NMI), apresentam a espiritualidade de comunhão muito ligada a identidade sacerdotal para o tempo em que vivemos. É uma chave de leitura da missão do Filho de Deus entre nós, refletida no rosto de seus ministros, o “estilo de vida apostólico” do presbítero, lembra o bispo.

O retiro espiritual dos padres está previsto para encerrar no dia 19 de junho. Rezemos pelos padres e Bispos.

Autor(a): Padre Fábio Luís Galle | Pascom NH