Coordenação Diocesana da Catequese reuniu-se com os catequistas coordenadores paroquiais

Paróquia Nossa Senhora da Piedade

Atividades de cursos e oficinas desenvolvidos no decorrer de 2023.

Projeto Reciclando Ideias e Práticas: Oficinas de reciclagem do reaproveitamento do óleo saturado. Tem como finalidade dar um destino adequado ao óleo e contribuir no trabalho de conscientização sobre a importância de cuidar do maio Ambiente, por meio da coleta do óleo saturado para a produção do sabão e fomentar as alternativas de trabalho e renda. Essa é uma alternativa sustentável de cuidar do meio ambiente e da qualidade da vida. Reciclar o óleo de cozinha é uma ação de grande importância, pois a capacidade poluente da substância é muito alta, desta forma o descarte do óleo não deve ser feito no ralo da pia, no vaso sanitário e nem com o lixo orgânico, pois esses destinos incorretos levam à contaminação do solo e da atmosfera. Para evitar problemas é só adotar uma postura mais consciente, evitando usar óleo desnecessariamente e coletando o mesmo para a reciclagem. Faça você também a sua parte! O Meio Ambiente agradece!

– Oficinas de artesanato e customização, realizadas com as famílias em situação de vulnerabilidade e exclusão social. A finalidade: fomentar alternativas de trabalho e renda por meio do reaproveitamento do material reciclado, Além disso, a equipe garantiu espaços para a alfabetização, aulas de inglês e informáticas para os adultos no sentido de fortalecer o protagonismo e o exercício da cidadania.

Projeto: Costura Criativa Tecendo Ideias Capacitando para Sustentabilidade II

Esse projeto vem sendo financiado pelo Fundo Social Sicredi. Tem como finalidade qualificar os usuários, para que possam garantir seu sustento como artesãs, por meio dos empreendimentos e ingresso na economia solidária. Para além serem defensoras do meio ambiente, utilizando o reaproveitamento do material reciclado. O curso capacitará suas alunas a produzir, de forma criativa, utilizando costura à máquina ou à mão, peças artesanais utilitárias como lençóis e demais roupas de cama, tapetes, toalhas, guardanapos, almofadas, jogos americanos, panos de prato, capas para eletrodomésticos, bolsas, sacolas, descansos de panelas, capas para potes, aventais, necessaires, etc. Para tal, serão reforçadas as técnicas de costura, modelagem e criação, bem como terão acesso a materiais de diferentes origens, texturas e estilos para que possam explorar suas possíveis combinações. Além disso, aprenderão a reduzir custos de produção, por meio de reaproveitamento de materiais, em seus produtos artesanais e a comercializá-los.

Autor(a): CÁRITAS NH

Direitos da Imagem: PASCOM NH