Coordenadora Nacional da Pastoral da Criança em missão na Diocese de NH

Coordenadora Nacional fortalece ações da Pastoral da Criança na Diocese

A Coordenadora Nacional da Pastoral da Criança, Maria Inês Monteiro de Freitas, em visita ao Rio Grande do Sul, esteve em Novo Hamburgo na última sexta-feira (30) para celebrar os 40 anos da instituição no estado. A visita também visou fortalecer o trabalho da Pastoral no processo de reconstrução após as enchentes que deixaram milhares de pessoas desabrigados e promover um diálogo mais próximo com os líderes locais.

Durante a tarde, ela visitou a Paróquia Nossa Senhora Aparecida e a comunidade da Vila Esperança. Na ocasião, a líder se reuniu com os líderes locais da Pastoral e participou de uma celebração da vida na residência de uma das lideranças comunitárias, fortalecendo os laços e reafirmando o compromisso da Pastoral com as famílias da região.

Ao final da tarde, a coordenadora nacional da Pastoral da Criança, acompanhada da coordenadora estadual Nilva Canuto Libardi e da coordenadora diocesana Caren Dilly, se reuniu com o Bispo Diocesano de Novo Hamburgo, Dom João Francisco Salm, na Cúria Diocesana. Estiveram presentes no evento, o coordenador diocesano da Pastoral, Padre Claudio Vicente Immig e o assessor eclesiástico da Pastoral da Criança e Diretor da Cáritas, Padre Flávio Corrêa de Lima. O encontro teve como foco a discussão de ações e estratégias para o avanço da Pastoral da Criança na Diocese. Ao final da reunião, o Bispo Diocesano expressou sua gratidão pela visita e reafirmou o apoio da Igreja às atividades da Pastoral. As coordenadoras nacional e estadual seguem com a missão na Diocese de Caxias do Sul nos dias 2 e 3 de setembro.

Entrevista com a Coordenadora Nacional da Pastoral da Criança

Padre Fábio Luis Galle:  Qual a missão principal da Pastoral da Criança na comunidade? Quais os objetivos que a instituição busca alcançar?

Maria Inês Monteiro de Freitas: A missão da Pastoral da Criança é garantir que todas as crianças tenham vida em abundância. Buscamos promover o desenvolvimento das crianças, à luz da evangélica opção preferencial pelos pobres, do ventre materno aos seis anos, por meio de orientações básicas de saúde, nutrição, educação e cidadania, fundamentadas na mística cristã que une fé e vida, contribuindo para que suas famílias e comunidades realizem sua própria transformação.

Padre Fábio Luis Galle:  Quais os principais projetos desenvolvidos pela Pastoral da Criança? Como eles beneficiam as crianças e suas famílias?

Maria Inês Monteiro de Freitas: A Pastoral da Criança trabalha com o acompanhamento de gestantes e de crianças de zero a seis anos. Nossos líderes voluntários atuam diretamente nas comunidades, visitando essas famílias todos os meses. Os voluntários dão orientações e acompanham o desenvolvimento das crianças e gestantes no que diz respeito à saúde, educação, lazer, etc.

Também temos a celebração da vida, que é um momento de união das comunidades e de fortalecimento de laços. Além disso, a Pastoral desenvolve uma série de campanhas sobre vários temas ligados ao desenvolvimento infantil.

Padre Fábio Luis Galle:  Quais os maiores desafios enfrentados pela Pastoral da Criança no seu trabalho? Como a instituição busca superá-los?

Maria Inês Monteiro de Freitas: Hoje um dos nossos maiores desafios é trazer novos líderes voluntários para a Pastoral. Muitas pessoas têm uma ideia errada de que a Pastoral da Criança não é mais necessária ou que o trabalho é o mesmo dos agentes de saúde. Na verdade, nossa ação é diferente do agente de saúde porque é feita a partir da mística cristã e assim criamos laços com as famílias, com as comunidades.

A mortalidade infantil não é mais tão alta quanto na década de 1980, mas ainda é preocupante. E hoje temos novos problemas, como a obesidade infantil. Além da extrema pobreza, que sempre nos preocupa. Então buscamos mostrar que, por tudo isso, a Pastoral da Criança continua sendo muito importante para o empoderamento das comunidades mais pobres e o desenvolvimento saudável das crianças brasileiras.

Padre Fábio Luis Galle:  Qual a finalidade de sua visita a diocese de Novo Hamburgo? Como da Pastoral da Criança da Diocese pode colaborar com a Coordenação Nacional da Pastoral da Criança?

Maria Inês Monteiro de Freitas: A visita ao Rio Grande do Sul decorre da celebração dos 40 anos da Pastoral da Criança no estado. Também queríamos vir para cá para apoiar nossos líderes nesse momento de reconstrução, depois de todas as dificuldades dos últimos meses, por causa das enchentes. Além disso, em um momento de começo de trabalho de uma nova diretoria da Pastoral da Criança e, por isso, buscamos nos aproximar de nossos líderes e apoiadores, para ouvir as suas necessidades. É um momento de escuta.

A Pastoral da Diocese de Novo Hamburgo colabora fazendo o seu importante trabalho nas comunidades, acompanhando as crianças e gestantes. Também ficamos felizes quando os padres participam e incentivam o trabalho da Pastoral da Criança. Isso é muito motivador para todos. Só temos a agradecer.

Texto: Padre Fábio Luís Galle – Pascom Diocesana de NH

Fotos: Comunicação da Pastoral da Criança