Neste ano em que vivenciamos, na Igreja, o Ano Jubilar — o Ano Santo da Esperança, o Jubileu da Esperança —, a Pastoral da Educação da nossa Diocese de Novo Hamburgo organizou o Primeiro Retiro para Professores, neste sábado, dia 26/7/2025, no Colégio Santa Catarina, em Novo Hamburgo.
Celebramos o jubileu dos educadores! O Ano Santo vocaliza o ato de esperançar vidas — um compromisso que cada educador assume ao mediar conflitos, promover a paz, estabelecer relações de cuidado com a Casa Comum, favorecer a amizade social e semear o sonho de uma economia solidária.
A esperança é o fio condutor que guia a educação, mantendo viva a chama do potencial presente em cada estudante. Para além do ensino de matérias e conceitos, a educação tem o poder de impactar vidas de forma positiva e duradoura.
O tema escolhido para o retiro foi: “Venha renovar sua esperança com Jesus!”, e o lema: “A esperança não decepciona!” (Rm 5,5).
Educar é um ato de esperança, pois o educador tem a missão de catalisar sonhos, incentivando os estudantes a acreditarem em si mesmos e a perseguirem seus objetivos com fervor. Tal missão envolve nutrir não apenas o intelecto, mas também o espírito, construindo alicerces sólidos para um futuro esperançoso.
Nesse sentido, o Papa Francisco nos propõe três imagens para trilharmos o caminho de uma educação integral: a linguagem da cabeça, do coração e das mãos. Assim, ele se refere à parte intelectual e cognitiva do processo educativo; aos sentimentos e sonhos de cada pessoa; e à inserção concreta na vida e no mundo. Uma educação verdadeiramente integral contempla essas três dimensões.
Ser educador é ser um peregrino nas fronteiras do mundo — caminhar entre luzes e sombras da realidade educacional atual, marcada pela pluralidade. O olhar sensível e atento do educador peregrino permite reconhecer que vivemos em um tempo de muitas ambiguidades.
O retiro foi marcado por momentos de reflexão, convívio, silêncio, partilhas de vida, cuidado com o outro, estudo, oração e, por fim, a celebração da Santa Missa. Os padres Vicente Immig e Elton Meyer acompanharam o grupo e auxiliaram nas reflexões do retiro









