DNJ

Esperança: com essa palavra, apresentamos em agosto, por ocasião da celebração do dia do padre, nosso questionário pastoral destinado a cada sacerdote e suas comunidades como meio de avaliar a caminhada diocesana de pastoral de conjunto até aqui e projetar os próximos anos. Esperança sim, pois temos muito mais a comemorar que a lamentar: em verdade, muito de bom se fez ao longo dos últimos anos nas diversas paróquias, onde a pastoral de fato acontece. Repito, esperança, pois também muitas estão sendo as boas propostas de iniciativas que vêm surgindo nas respostas apresentadas ao questionário.

Outra palavra chave: comunhão. Em comunhão com as novas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil e em comunhão também com todas as dioceses do Rio Grande do Sul nas propostas concretas votadas na Assembleia Regional de Pastoral, queremos dar continuidade ao processo de também atualizar nossas diretrizes diocesanas de pastoral. Nesse espírito de comunhão, durante o mês de outubro, as respostas ao questionário pastoral estão sendo apresentadas e sintetizadas nas diversas instâncias diocesanas: Conselho Diocesano de Pastoral, COMIDI, Conselho de Presbíteros e, enfim, no conselho dos representantes leigos dos COMIPAs e do Secretariado de Pastoral.

Uma terceira palavra, não menos importante que as duas primeiras: participação. Contamos com a participação de todo o clero e todo o povo de Deus nesse processo que terá continuidade em novembro nas reuniões do clero de cada área pastoral, na Assembleia Geral do Clero e, enfim, na Assembleia dos CPPs. Queremos que nossas Diretrizes Diocesanas de Pastoral atualizadas surjam como fruto de madura reflexão e partilha entre todos. #partiu_participar

Pe. Jeferson Schaefer Furtado – Coordenação Diocesana de Pastoral

Reunião do Conselho Diocesano de Pastoral + COMIDI

Terça – 15/10 – 9h00 – Cúria Diocesana