Enchentes Devastadoras: Diocese de Novo Hamburgo Mobiliza Ação Solidária para Auxiliar Vítimas

As recentes enchentes que devastaram o estado afetaram 2,3 milhões de pessoas, com 468 dos 497 municípios atingidos. Em meio à tragédia, a Diocese de Novo Hamburgo tem buscado respaldar a comunidade, de forma rápida e eficaz, proporcionando auxílio essencial a diversas pessoas necessitadas.

Impacto das Enchentes

As chuvas intensas resultaram em:

• 65.762 pessoas abrigadas em locais temporários
  • 581.643 pessoas desalojadas
  • 82.666 pessoas diretamente afetadas

Mobilização da Diocese de Novo Hamburgo

A Diocese de Novo Hamburgo, liderada pelo Bispo Diocesano, mobilizou suas paróquias e comunidades para oferecer suporte imediato e contínuo às vítimas. A rede de solidariedade abrange desde abrigos temporários até a coleta e distribuição de doações.

Paróquias Atingidas Pelas Águas

Diversas paróquias da Diocese de Novo Hamburgo também foram severamente afetadas pelas enchentes, enfrentando alagamentos que prejudicaram suas atividades e infraestruturas. Apesar disso, muitas delas continuaram a oferecer apoio às comunidades. As paróquias alagadas incluem:

1. Nossa Senhora da Conceição, São Leopoldo
  2. Imaculada Conceição, Igrejinha
  3. Sagrado Coração de Jesus, Santo Afonso, Novo Hamburgo
  4. Nossa Senhora Aparecida, São Leopoldo
  5. Santa Catarina, São Leopoldo
  6. São Jorge, São Leopoldo
  7. Nossa Senhora Medianeira, São Leopoldo
  8. Nossa Senhora Aparecida, Scharlau, São Leopoldo
  9. Santo Inácio, São Leopoldo
  10. Sagrada Família, Três Coroas
  11. Cristo Rei, Campo Bom

Esforços de Solidariedade nas Paróquias

Áreas de Novo Hamburgo e Adjacências

Estância Velha:

• Paróquia Sagrado Coração de Jesus: Abrigo para 300 pessoas.

Santo Afonso:

• Paróquia Sagrado Coração de Jesus: Recebeu mais de 1.700 doações e também foi atingida pela enchente.

Outras Paróquias em Novo Hamburgo:

• Santo Antônio: Abrigo para 200 pessoas.
  • Catedral São Luiz: Mais de 2.500 atendimentos em doações.
  • São José (Primavera): Abrigo para 205 pessoas até 25 de maio.
  • São José (Lomba Grande): Abrigo para 90 pessoas até 1 de junho e está realizando doações.
  • N. Sra. Fátima (Guarani): Abrigo para 138 pessoas até 21 de maio e está realizando doações.
  • N. Sra. das Graças (Rondônia): Abrigo para 160 pessoas (abrigo encerrado) e está realizando doações.
  • São José Operário (Canudos): Abrigo para 100 pessoas (abrigo encerrado).
  • N. Sra. Aparecida: Abrigo para 38 pessoas, sem previsão de encerramento, está realizando doações.
  • N. Sra. Rosário: Abrigo para 15 pessoas (abrigo encerrado) e está realizando doações.
  • Sagrada Família: Abrigo para 200 pessoas, sem previsão de encerramento, está realizando doações.

Área de São Leopoldo

• N. Sra. Graças (Feitoria): Abrigo para 80 pessoas, sem previsão de encerramento, está realizando doações.
  • Santa Catarina: Abrigo para 300 pessoas, sem previsão de encerramento, está realizando doações.
  • São José de Anchieta: Mais de 300 pessoas, sem previsão de encerramento, está realizando doações.
  • São José Operário (Fião): Abrigo para mais de 20 pessoas, sem previsão de encerramento, está realizando doações.
  • N. Sra. Medianeira: Abrigo para 100 pessoas, sem previsão de encerramento, está realizando doações.
  • N. Sra. Aparecida (Scharlau): Abrigo para 450 pessoas, sem previsão de encerramento, está realizando doações.
  • CEPA e Paróquia São João Batista: Abrigo para 214 pessoas, assistência contínua aos abrigados na associação de moradores do bairro, sem previsão de encerramento, está realizando doações.

Outras Áreas

Sapiranga:

• Paróquias como N. Sra. de Lourdes (Nova Hartz), São João Batista (Parobé), Sagrado Coração (Sapiranga), Cristo Rei (Campo Bom), Santa Teresinha (Campo Bom), e São João Batista (Sapiranga) estão ativamente coletando e distribuindo doações.

Taquara e Serra:

• Diversas paróquias em Taquara, como N. Sra. do Rosário (Riozinho), Senhor Bom Jesus, e Santa Teresinha (Taquara), e na Serra, como São Pedro (Gramado), estão abrigando desabrigados e promovendo doações.

Apoio Psicológico e Material

Além do abrigo e doações, a Diocese de Novo Hamburgo disponibilizou através de voluntários auxílio psicológico em algumas paróquias, entendendo que a recuperação emocional é tão vital quanto a física.

Conclusão

A Diocese de Novo Hamburgo, por meio de suas paróquias e voluntários, tem sido um farol de esperança durante esta crise, exemplificando o verdadeiro espírito de solidariedade cristã. O trabalho contínuo de abrigar, alimentar e confortar os afetados pelas enchentes é um testemunho poderoso da capacidade de resiliência e compaixão da comunidade diocesana.

A todos que desejam contribuir com doações ou voluntariado, as paróquias da Diocese de Novo Hamburgo estão de portas abertas para receber e distribuir ajuda. Juntos, podemos reconstruir o que foi perdido e fortalecer os laços que nos unem como uma grande família de fé.

Ajude através do PIX CNPJ: 90831660003475

Texto: Bruna Steffen / Foto: Dener Reis (PASCOM DIOCESANA)