Encontro de Espiritualidade do Clero

No domingo (12), na Catedral Diocesana São Luiz Gonzaga de Novo Hamburgo, ocorreu a abertura do Ano Pastoral. O evento teve início às 14h, com a presença do Bispo Diocesano de Novo Hamburgo, Dom João Francisco Salm, o Bispo Emérito Dom Zeno Hastenteufel, padres, diáconos, religiosos, religiosas, seminaristas e lideranças de todas as paroquias que fazem parte da Diocese de Novo Hamburgo. O encontro foi organizado pelo Grupo de Trabalho Pastoral.

De acordo com o Bispo Dom João, o objetivo do encontro foi: “Jesus Cristo é o nosso Pastor. Que todas as nossas lideranças de pastorais e serviços, se sintam Discípulos Missionários, assumindo integralmente a condição de Pastores, atuando na Sinodalidade dentro de nossas comunidades. Caminhando juntos e vivenciando a comunhão e participação na Igreja. E viver intensamente a quaresma, assumindo conscientemente a Campanha da Fraternidade de 2023, que nos ajuda a vivenciar o compromisso com o outro, o amor a Deus e ao próximo. A partir do tema proposto que nos desafia a realizar a vontade de Cristo: Dai-lhes vós mesmos de comer“, ressalta o bispo.

Os temas abordados foram: Campanha da Fraternidade de 2023, com padre Cláudio Vicente Immig e o testemunho da Sra. Vani Nunes Seimtz, sobre cozinha comunitária, depois o Bispo Dom João, falou sobre o 3º Ano Vocacional do Brasil, em seguida, o Sr. Paulo Ricardo Morchel deu o seu testemunho vocacional. De acordo com os organizadores, estiveram presentes em torno de 600 pessoas

O Encontro foi encerrado com uma missa presidida pelo Bispo Dom João, na oportunidade o Bispo Diocesano apresentou e deu posse ao novo Coordenador de Pastoral Diocesana, Padre Cláudio Vicente Immig. No final da celebração, foram entregues os ícones vocacionais para os representantes das Paróquias, Santuários e Seminários.

Autor(a): Padre Fábio Luís Galle | Pascom NH