Encontro Geral do Clero ocorre em Novo Hamburgo

Natural de São Pedro de Alcântara e vinha atuando como bispo diocesano da Diocese de Tubarão em Santa Catarina

A leitura da carta papal que anunciou nome de DOM JOÃO FRANCISCO SALM como o novo Bispo da Diocese de Novo Hamburgo aconteceu na manhã desta quarta-feira, dia 19, na sacristia da Catedral Basílica São Luiz Gonzaga. O momento, que foi transmitido ao vivo, também marcou o aceite do pedido de renúncia solicitada por Dom Zeno Hastenteufel em junho de 2021, conforme exige o Código do Direito Canônico quando um bispo completa 75 anos.

DOM JOÃO FRANCISCO SALM tem 69 anos e é natural de São Pedro de Alcântara – Santa Catarina e vinha atuando como bispo diocesano da Diocese de Tubarão em Santa Catarina. Foi ordenado sacerdote em 30 de junho de 1979 em Brusque – Santa Catarina, e desde então, teve seu sacerdócio marcado por anos de atuação na formação dos futuros sacerdotes e em diversas áreas de atuação a nível arquidiocesano em Florianópolis.

O processo de escolha foi feito em sigilo pontifício desde que Dom Zeno enviou ao Vaticano sua carta de renúncia, no ano passado. Dom Zeno segue administrando a Diocese de Novo Hamburgo até o momento da posse de Dom Francisco. A partir da posse canônica de DOM JOÃO FRANCISCO SALM, Dom Zeno Hastenteufel passará a ser bispo emérito da diocese de Novo Hamburgo.

O anúncio oficial do novo Bispo da Diocese de Novo Hamburgo acontecerá na manhã desta quinta-feira, dia 20, às 9h30min, em coletiva de imprensa na sacristia da Catedral Basílica São Luiz Gonzaga, na qual DOM JOÃO FRANCISCO SALM se apresentará e responderá as perguntas previstas.

Autor(a): PASCOM NH | Gabriela Marmitt