Está acontecendo o Seminário Vocacional Nacional

Nossa diocese tem a alegria de ter paróquias que adotaram por padroeiro o título de Operário, atribuído ao esposo de Nossa Senhora. Os párocos de duas delas nos lembram a importância de celebrar o padroeiro dos trabalhadores e o dia do trabalhador sob o prisma da fé. Confira as mensagens:

Padre Ramiro Mincato, pároco da Paróquia São José Operário, do bairro Fião, de São Leopoldo:

O Beato Pio IX declarou São José “Padroeiro da Igreja Católica”, e o Venerável Pio XII apresentou-o como “Padroeiro dos operários”; e São João Paulo II, como “Guardião do Redentor“. O povo invoca-o como “padroeiro da boa morte”.

Queremos rezar pela intercessão de São José Operário, que possui um aspecto característico evidente desde a primeira Encíclica Social, a Rerum Novarum1 de Leão XIII: o fato de ser um trabalhador. São José, como carpinteiro, trabalhou honestamente para garantir o sustento da sua família, e com isso, Jesus aprendeu o valor e a dignidade do trabalho, e nesta família de trabalhadores, experimentou a alegria do que significa comer o pão, fruto do próprio trabalho. A expressão diária do amor de José na vida da família de Nazaré se deu pelo TRABALHO, mediante o qual, garantia o sustento da sua Família.

Rezemos juntos, nos irmanemos, e trabalhemos para que todos possam ter um trabalho dignamente remunerado, participando da ação criadora de Deus, pela intercessão de São José Operário!

Padre Sérgio Silva, pároco da Paróquia São José Operário de Canudos, em Novo Hamburgo:

Em uma caminhada que já completou 60 anos, nossa Paróquia São José Operário de Canudos (1962-2022), vivencia, neste momento, as festividades deste padroeiro que muito nos faz olhar para dentro de nós mesmos, como cristãos em comunidade e como indivíduos que buscam seguir ao nosso Senhor Jesus Cristo.

São José, o humilde carpinteiro de Nazaré, homem justo e prudente2, esposo da Virgem Maria3 é o servo fiel e silencioso, patriarca do silêncio e do trabalho. São José nos ensina o dever de cumprir com amor e humildade nossas pequenas tarefas cotidianas.

O silêncio josefino faz germinar em nossa alma, a fortaleza espiritual que nos dá a segurança de realizarmos nossos projetos confiantes em Deus.

Essa atitude interior nos ensina que o caminho do silêncio, unida à oração, é uma escada de graças para alcançarmos a paz. Temos uma comunidade presente e atuante que, guiada pelos seus sacerdotes, construiu uma linda história.

E, para comemorarmos está trajetória, teremos a partir de 28 de abril a 6 de maio, a NOVENA a São José. E, em 07 de maio, teremos a grande festa do Padroeiro.

Notas:

1. Rerum Novarum: sobre as condições dos operários, é uma encíclica escrita pelo papa Leão XIII em 1891, que trata sobre questões vindas da revolução industrial e do mundo do trabalho. É uma tentativa eficaz da Igreja de estabelecer, à luz do evangelho, uma nova relação com o mundo em transformação social. É o primeiro de uma série de documentos que compõem a Doutrina Social da Igreja.

2. Cf. Mt 1,19.

3. Cf. Lc 1,27.