HISTÓRIA DE SÃO JOÃO BATISTA

São João Batista nasceu milagrosamente em Aim Karim, uma cidade de Israel localizada a 6 quilômetros do centro de Jerusalém. Seu pai, Zacarias, era um sacerdote do templo de Jerusalém, e sua mãe, Santa Isabel, era prima de Maria, a mãe de Jesus. João Batista foi consagrado a Deus desde o ventre materno. Em sua missão, pregou a conversão e o arrependimento dos pecados, batizando o povo, o que lhe rendeu o nome de João Batista.

Young St. John the Baptist

A importância de São João Batista

São João Batista tem grande importância no Novo Testamento, sendo o precursor de Jesus e anunciando sua vinda e a salvação trazida pelo Messias. Ele é descrito como a voz que clama no deserto, anunciando a chegada do Salvador. João Batista é também considerado o último dos profetas de Israel.

Nascimento milagroso de São João Batista

Santa Isabel, mãe de João Batista, era idosa e considerada estéril. No entanto, o anjo Gabriel apareceu a Zacarias enquanto ele estava no templo e anunciou que Isabel teria um filho, que deveria se chamar João. Zacarias não acreditou na mensagem e ficou mudo. Pouco tempo depois, Isabel engravidou, conforme o anjo havia predito.

Isabel e a Ave Maria

Durante a gravidez de Isabel, o anjo também apareceu a Maria, anunciando que ela seria a mãe do Salvador. Maria visitou Isabel, e quando a saudou, João Batista mexeu no ventre de sua mãe. Isabel então proclamou: “Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre! De onde me vem que a mãe do meu Senhor me visite?” (Lc 1:41-43). Esta saudação tornou-se parte da oração da Ave Maria.

Vida no deserto

Quando adulto, São João Batista foi morar no deserto, onde rezava, fazia sacrifícios e pregava o arrependimento. Tornou-se conhecido como profeta e anunciava a vinda do Messias, batizando todos que se arrependiam. Suas pregações atraíam multidões ao rio Jordão.

O batismo de Jesus

São João Batista, com seu carisma, às vezes era confundido com o Messias, mas ele sempre negava. Quando Jesus veio para ser batizado por ele, João inicialmente hesitou, mas Jesus insistiu, e João Batista o batizou, marcando o início da vida pública de Jesus.

Prisão e morte de João Batista

João Batista denunciava a vida adúltera de Herodes Antipas, o rei da Galileia e da Peréia. Como resultado, foi preso. Durante um banquete, Salomé, filha de Herodíades, dançou para Herodes, que prometeu conceder qualquer pedido dela. A pedido de sua mãe, Salomé solicitou a cabeça de João Batista em uma bandeja, e Herodes cumpriu a promessa.

Devoção a São João Batista

São João Batista é considerado o primeiro mártir da Igreja e o último dos profetas. Sua festa é celebrada no dia 24 de junho. Ele é venerado como profeta, santo, mártir, precursor do Messias e arauto da verdade. É frequentemente representado batizando Jesus e segurando um bastão em forma de cruz.

Oração a São João Batista

São João Batista, voz que clama no deserto, endireitai os caminhos do Senhor, fazei penitência, porque no meio de vós esta quem não conheceis, e do qual eu não sou digno de desatar os cordões das sandálias. Ajudai-me a fazer penitência das minhas faltas, para que eu me torne digno do perdão  daquele que vós anunciaste com estas palavras: Eis o Cordeiro de Deus, eis aquele que tira o pecado do mundo. São João Batista rogai por nós. Amém.

Em nossa diocese, ocorrerá missas em sua honra nas seguintes paróquias:

• PARÓQUIA SÃO JOÃO BATISTA – SAPIRANGA

TRÍDUO EM HONRA AO PADROEIRO – 2024
Qui 20/06 19h – Pe. Jacó André Wuaden.
“Quando orardes… vós deveis rezar assim: Pai nosso…” (cf. Mt 6,7-15).
Sex 21/06 19h – Côn. José Roberto Corrêa.
“Juntai para vós tesouros no céu…” (cf. Mt 6,19-23)
Sáb 22/06 18h – Pe. Alexandro Lemos da Silva.
“Quem é este, a quem até o vento e o mar obedecem?” (cf. Mc 4,35-41).

FESTA PAROQUIAL DE SÃO JOÃO BATISTA – Dom 23/06/2024
8h45min: Procissão motorizada saindo do Parcão até a Matriz com bênção dos veículos.
10h: Celebração Eucarística festiva – Pe. Jeferson e Pe. Paulo.
11h15min: Almoço festivo (churrasco servido na mesa – R$ 45,00 o cartão).
14h: Animação – Grupo Festerê. 16h30 às 20h30: Banda Portal da Serra.

• PARÓQUIA SÃO JOÃO BATISTA – PAROBÉ

Novena