II Encontro Diocesano da Pastoral da Pessoa Idosa

Diocese de Novo Hamburgo

Cáritas Diocesana

Projetos do Fundo de Solidariedade da Diocese de Novo Hamburgo

A Diocese de Novo Hamburgo destinou o recurso do Fundo Diocesano de Solidariedade em projetos sociais que estejam em sintonia com o tema da Campanha da Fraternidade. Neste ano, o tema escolhido foi “Fraternidade e fome”: “a fome é um descaso com a vida humana e consequentemente um contratestemunho”. Quem tem fome, tem pressa. “Tive fome e me destes de comer” (Mt 25,35).

Sensibilizado com a realidade da insegurança alimentar e nutricional, que afeta grande número de pessoas de nossas comunidades que não tem acesso aos alimentos básicos necessários para a vida cotidiana. A segurança alimentar e nutricional (SAN), consiste na realização do direito de todos ao acesso regular e permanente a alimentos de qualidade, em quantidade suficiente, sem comprometer o acesso a outras necessidades essenciais, tendo como base, práticas alimentares promotoras de saúde, que respeitem a diversidade cultural e que sejam social, econômica e ambientalmente sustentáveis. (Art. 3 Lei. 11.346 / setembro de 2006. Sistema de Segurança Alimentar e Nutricional.

A vivência da palavra de Deus estimula-nos à vivência de ações concretas. Nesse sentido, a Mitra da Diocese de Novo Hamburgo financiou os seguintes projetos:

1- Novo Hamburgo – Anjos da Madrugada

2- Paróquia Santo Inácio – Comunidade Católica Cristo Operário – Cozinha Comunitária

3- Paróquia São José de Anchieta – Reforma Solidária

4- Paróquia São José Operário (SL) – Colorindo a Vida por Meio da Pintura II

5-Paróquia Santa Catarina (SL)- Dai Pão a Quem tem Fome

6- Paróquia São João Batista – Alimento é informação

7- Paróquia Sagrado Coração de Jesus (NH) – Alimentando Sonhos/ Qualificando para a Vida

8- Paróquia Santa Teresinha de Taquara – Espaço Humanizado

9- Paróquia São José Operário (NH) – Cuidar da Vida e Cuidar da Mãe Terra

10- Catedral São Luiz Gonzaga/ Comunidade São Miguel (NH) – Moda Circulando – Gerando Solidariedade.

11- Paróquia Nossa Senhora da Conceição (Araricá) – Entrelaços

12- Paróquia Nossa Senhora de Lourdes (Nova Hartz – “De Mãos Unidas”

13- Paróquia Nossa Senhora de Fátima (NH) – Tecendo Ideias / qualificando para a Vida

14- Paróquia Nossa Senhora Aparecida (NH) – Garantir um espaço de Acolhida e Bem-Estar.

Gratidão ao nosso bispo, gestores, párocos, voluntários/as que contribuíram ao longo do processo e na execução dos projetos em prol da Defesa da Vida e Promoção Humana.

Somos Cáritas / Somos Solidariedade.

Autor(a): CÁRITAS NH