INAUGURAÇÃO DA CAPELA SANTA ANA – BAIRRO JARDIM PANORÂMICO

Neste fim de semana se faz a motivação para a Coleta Missionária do próximo domingo, dia 23 de outubro.

Informações poderão ser obtidas no site: https://www.pom.org.br/cm2022/.

As Coletas realizadas com amor, fé e generosidade não nos deixarão mais pobres. Antes, irão colocar-nos nas mãos da Providência, que é a fonte de toda riqueza.

De acordo com o que foi votado na 36ª e na 38ª Assembleias Gerais da CNBB (abril de 1998 e 2000), as coletas nacionais passaram a ser as seguintes, com a destinação indicada:

• Terceiro Domingo do Advento: Coleta para a Evangelização, com a finalidade de ajudar no trabalho evangelizador da Igreja no Brasil. ± 45% desta coleta permanece na diocese, ± 20% devem ser remetidos à CNBB Regional e ± 35% à CNBB Nacional.

• Encerramento da Quaresma: Campanha da Fraternidade. ± 50% da coleta ficará à disposição do Fundo Diocesano de Solidariedade. ± 10% da coleta irá para o Sul 3 (Fundo Estadual de Solidariedade – FES). ± 40% da coleta será destinada ao Fundo Nacional de Solidariedade, através das cúrias diocesanas (CNBB Nacional).

• Sexta-feira Santa: Lugares Santos. ± , que fará o repasse à Nunciatura Apostólica.

• Domingo entre 28 de junho e 4 de julho: Óbolo de São Pedro – Participação nas preocupações do Santo Padre pelas aflições e necessidades da Igreja em todo o mundo. ± , que fará o repasse à Nunciatura Apostólica.

• Penúltimo Domingo de outubro: Dia Mundial das Missões, instituído pelo Papa Pio XI em 1926, conforme decreto da Sagrada Congregação dos Ritos, 14/04/1926: AAS 19 (1927), p. 23. , que fará o repasse às Obras Missionárias, SGAN-Q 905 – Conj. B, 70790-050 Brasília, DF.

• Em Pentecostes: Missão Moçambique. que fará o repasse à CNBB Regional Sul 3 (Projeto Missão ad Gentes).

Obs:

Essas coletas são um dever a ser cumprido em todas as Comunidades e Dioceses. Não fazê-las ou não enviá-las ao destino seria desonesto.

Cada coleta deverá ser motivada nas Paróquias, com informações sobre seus motivos e destino.

De cada coleta deverá ser feita a prestação de contas ao povo.

Todas as coletas devem ser repassadas imediatamente à Cúria, que lhes dará o devido destino, também imediatamente.

As coletas devem ser repassadas integralmente.

O dinheiro dessas coletas não nos pertence. É dever repassar o valor total.

O valor das coletas entra no relatório do caixa (entrada e saída [recibo]).

Os valores que, segundo indicado, deverão ficar na Diocese serão administrados por um grupo gestor indicado pelo Bispo Diocesano.

Dom João Francisco Salm

Bispo Diocesano