Jornada de Formação

Aconteceu na última semana (16), na Catedral Basílica São Luiz Gonzaga, a Santa Missa de mandato dos novos Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística da Diocese de Novo Hamburgo. A celebração foi realizada pelo Monsenhor Valnei Armesto e contou com a presença de todos os candidatos ao ministério, assim como familiares e amigos.

Todos os novos Ministros passaram por um período de formações conduzido pelo padre Eurípedes Nascimento, que é quem realiza o acompanhamento do ministério na Diocese. As formações contemplaram 6 encontros que ofereceram subsídio espiritual e prático para os candidatos.

Em sua homilia, o Monsenhor ressaltou a beleza do ministério, afirmando que cada um dos novos ministros será “os pés de Cristo”, e para isso a humildade e a disposição no servir é fundamental.

A partir do momento em que são instituídos, os ministros assumem as funções de distribuir a comunhão na Santa Missa, distribuir a comunhão aos doentes e idosos, expor o Santíssimo Sacramento para adoração dos fiéis quando necessário (sem realização da bênção sacramental) e presidir a celebração da palavra quando não houver sacerdote.

O Ministério Extraordinário da Comunhão Eucarística nasceu depois do Concílio Vaticano II devido à necessidade de auxílio na ampla missão de anunciar o evangelho.

Autor(a): PASCOM | Gabriela Marmitt