Mensagem de Dom João sobre a situação causada pela chuva

Os padres da Diocese de Novo Hamburgo, nos dias 15 a 18 de maio, participaram do retiro espiritual anual. O encontro ocorreu no Centro de Espiritualidade Cristo Rei (CECREI), em São Leopoldo. Também estiveram presentes neste retiro, o Bispo Diocesano de Novo Hamburgo, Dom João Francisco Salm e o bispo emérito, Dom Zeno Hastenteufel.

O orientador do encontro foi o arcebispo emérito de Mariana, Dom Geraldo Lyrio Rocha. Ele exerceu a função de bispo auxiliar de Vitória – ES, (1984-1990), Bispo de Colatina (1990-2002), Arcebispo de Vitória da Conquista – BA, (2002-2007) e Arcebispo de Mariana – MG, (2007 – 2018). Foi presidente da Conferencia Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), atuou em alguns setores da entidade. Atualmente, ele é arcebispo emérito da Arquidiocese de Mariana.

O tema abordado foi: “Vida e Ministério dos Presbitérios à luz do Magistério da Igreja”. O bispo falou sobre a vida e os trabalhos do padre na Paróquia, as alegrias e os desafios que os padres enfrentam, unidade nos trabalhos pastorais, comunhão como Papa e Bispo. O retiro encerrou com uma missa presidida pelo bispo diocesano, Dom João Francisco Salm.

Saiba mais sobre os retiros anuais do clero.

Autor(a): PASCOM NH

Direitos da Imagem: PASCOM NH