Missa Aniversário de episcopado | Dom João Francisco Salm

A Diocese de Novo Hamburgo realizou no sábado (12), a Assembleia Diocesana da Ação Evangelizadora. O encontro teve seu inicio às 8h30, no Salão Nobre da Paróquia São Luiz – Catedral Diocesana. Estiveram presentes 250 pessoas: Bispo, padres, diáconos, religiosos, seminaristas e lideranças das diversas paróquias. O objetivo da Assembleia foi reencontrar a todos, retomar a caminhada de comunhão, participação e missão na Diocese.

Na parte da manhã, ocorreu uma espiritualidade realizada pelas Irmãs Angélicas, foi um momento de profunda reflexão e conexão com Deus. Logo após a oração, o Bispo Diocesano, Dom João Francisco Salm, agradeceu a presença de todos, explicou a importância da Assembleia Diocesana, reforçou o tema sobre a unidade, a participação e o engajamento de todos nos trabalhos pastorais da Diocese. Em seguida, o coordenador de Pastoral da Diocese de Novo Hamburgo, o padre Jeferson Schaefer Furtado, fez uma retrospectiva da caminhada pastoral diocesana, mostrando os passos que foram dados até agora.

Despois da apresentação, foram criados alguns grupos para responderem duas questões: 1- Diante do atual contexto de nossa Paróquia, grupo e movimento, o que devemos considerar na Ação Evangelizadora de nossa Diocese? 2 – “Sem consciência vocacional, a Igreja não terá o vigor missionário que ela precisa ter”. Ao longo do Ano Vocacional como poderemos avivar e promover essa consciência vocacional para que nossa Diocese tenha vigor missionário que ela precisa ter? As perguntas foram apresentadas pelos grupos depois do almoço. Após as apresentações, o padre Jeferson fez uma síntese de tudo o que foi realizado na assembleia.

Para um dos participantes, o Pároco da Paroquia Nossa Senhora de Lourdes, Nova Hartz, o Cônego José Roberto Corrêa, “A Assembleia Diocesana foi um profundo momento de reflexão que nos proporcionou motivação para seguirmos em frente na evangelização. Nela percebemos o apelo a unidade no trabalho pastoral à luz do Vaticano II, das exortações do Papa Francisco e das diretrizes da CNBB, em resumo, seguirmos a caminhada em conformidade com a Igreja. Oxalá nos sintamos, animados e esperançosos para a missão que Cristo nos desafia e nosso povo precisa e aguarda”.

“A Assembleia Diocesana dia 12 de novembro, significou pra mim uma retomada de nossa pastoral diocesana, onde teremos referenciais seguros para melhor desenvolvermos a evangelização em nossas paróquias, movimentos e pastorais. Sai esperançoso e animado para continuar trabalhando na construção do Reino de Deus aqui e agora. Com certeza, teremos mais atividades visando fortalecer nossa missão evangelizadora”, comenta o Pároco da Paróquia Santo Inácio – Rio dos Sinos – São Leopoldo, o padre Flávio Corrêa de Lima.

Finalizando o evento, o Bispo Diocesano, Dom João, agradeceu a todos e deu a benção de envio para todos os participantes.

Texto: Pe. Fábio Luís Galle

Fotos: Gabriel Machado