Nota de Falecimento | Irmã Cyria Generosa Wittmann

Marcada para os dias 1º e 02 de junho, a Assembleia Regional da Ação Evangelizadora do Rio Grande do Sul foi tema da pauta da primeira reunião dos coordenadores de pastoral das arqui/dioceses do Estado em 2022.

O encontro, ocorrido em modalidade online na manhã desta quarta-feira (20), teve a presença dos coordenadores de pastoral das 18 arqui/dioceses, de dom José Gislon, Presidente da CNBB Sul 3 e de dom Adilson Pedro Busin, Secretário da Presidência no Regional.

Coordenada pela Secretária Executiva da CNBB Sul 3, Sandra Zambon, a reunião iniciou com as palavras de Dom José, que destacou a importância desta assembleia, depois de dois anos de pandemia. “Queremos prepará-la bem, tendo em vista a necessidade de reforçarmos nosso protagonismo na sociedade e a nossa caminhada eclesial”, apontou dom José. O presidente ressaltou ainda que a Assembleia Regional não deve ser um momento de avisos ou recados, mas que deve garantir a construção de um processo evangelizador que garanta a proposição de ações concretas nas arqui/dioceses e junto ao povo de Deus.

Durante a reflexão para a construção da pauta da assembleia, os participantes ressaltaram de modo especial a necessidade de que o encontro contemple as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil e, principalmente, as Comunidades Eclesiais Missionárias. O grupo também levou em conta as iluminações oferecidas pela Campanha da Fraternidade 2022 (Fraternidade e Educação), o Pacto Educativo Global e o Sínodo 2023 (Por uma Igreja Sinodal: Comunhão, Participação e Missão).

Com muitas sugestões e ideias, buscando pensar na melhor metodologia de participação, a reunião teve como encaminhamento a formação de um grupo de trabalho composto pela Presidência, a Secretária Executiva e um representante de cada Província Eclesiástica, para definir os detalhes e encaminhamentos para a Assembleia Regional

Autor(a): CNBB SUL 3