Nota de Falecimento | Reduzino Corrêa de Lima

A Paróquia Nossa Senhora da Piedade, Hamburgo Velho, Novo Hamburgo, no dia 11 de novembro, sediou a última reunião geral do clero do ano de 2021. No Encontro estiveram presentes o Bispo Diocesano Dom Zeno Hastenteufel, os padres e diáconos da Diocese. Na reunião, o Bispo destacou a necessidade com os cuidados com a Pandemia da Covid-19, apresentou algumas orientações necessárias para que o clero continuasse a sua missão de Evangelização. O bispo ainda enfatizou a importância da realização do Sínodo em nas comunidades. “Trata-se de uma iniciativa de nosso Papa Francisco, realizar mais um sínodo de bispos, em outubro de 2023, mas com ampla participação e escuta da opinião dos fiéis do mundo inteiro”, explica. Segundo ele, cabe a todos nós, antes de tudo, rezar e levar o povo a rezar por este sínodo. Dom Zeno, ainda acrescenta que precisamos exercitar sempre mais a nossa sinodalidade em nossas atitudes e decisões. Queremos sempre mais a participação de nossos fiéis, nas decisões e opções pastorais.

Outro assunto de destaque apresentado no encontro, foi o da Lei Geral de Proteção de Dados – (LGPD), o tema foi orientado pelo Diretor de Operações da Teevo S/A – Robertson Carlos Kieling. Segundo ele, a legislação estabelece regras sobre a coleta, armazenamento, tratamento de dados pessoais pelas organizações públicas e privadas, impondo mais privacidade e segurança para o titular dos dados e penalidades para o não cumprimento. “A lei proíbe o uso indiscriminado de dados pessoais e garante ao cidadão o direito de estar ciente sobre como será feito o tratamento, armazenamento e descarte de suas informações e para qual finalidade especifica elas serão usadas”, reforça o palestrante. Neste encontro, o Coordenador Diocesano de Pastoral, o padre Jeferson Schaefer Furtado, explicou a respeito da síntese que fez dos documentos do Sínodo. Ele apresentou o conteúdo que será trabalhado na Diocese, cronograma e o questionário que deverá ser respondido pelo povo. O padre ainda acrescenta a necessidade de todos os padres, paróquias, movimentos e pastorais participarem comprometidos com este Sínodo, colaborando na elaboração das respostas. Com esse material será feita a síntese, e esta será enviada a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB. O encontro encerrou com a benção do Bispo Diocesano de Novo Hamburgo.

Autor(a): Padre Fábio Luís Galle