NOTA DE SOLIDARIEDADE ÀS FAMÍLIAS VÍTIMAS DAS CHUVAS NO RS

Estratégias para o enfrentamento da Insegurança Alimentar Nutricional Sustentável

O cenário contemporâneo é marcado pelo agravamento das desigualdades sociais e pela insegurança alimentar nutricional, que atinge grande número de famílias nas comunidades pertencentes à nossa diocese e nosso país. Tendo este contexto como referência, buscamos meios para o enfrentamento da Insegurança Alimentar Nutricional Sustentável, por meio da elaboração dos projetos que foram encaminhados para o Fundo Social Sicredi, oferecido pela Cooperativa Sicredi.

O edital deste ano visa transformar comunidades por meio de projetos. Neste sentido, as entidades são instigadas a refletir sobre o impacto social que podem gerar, o qual é consequência do projeto e, para existir, exige também a transformação do seu público-alvo.

Como diocese, almejamos fomentar as alternativas de trabalho e renda junto às famílias em situação de vulnerabilidade social.

Os projetos contemplados foram:

• Paróquia Santo Inácio, em São Leopoldo: Confeitaria e panificação uma Alternativa de Geração e Renda;
  • Paróquia Nossa Senhora das Graças, em Novo Hamburgo: Projeto Pão que Acalenta a Fome;
  • Paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Novo Hamburgo: Projeto Espaço de Inclusão Digital Aparecida;
  • Paróquia Nossa senhora da Piedade, em Novo Hamburgo: Projeto Costura Criativa Tecendo ideias Capacitando para Sustentabilidade;
  • Paróquia São José Operário, em Novo Hamburgo: Projeto Mulheres Empreendedoras colocando a Mão na Massa;
  • Paróquia Nossa Senhora do Rosário, em Novo Hamburgo: Projeto Fazendo da Culinária e Panificação a Minha Sustentabilidade;
  • Paróquia José de Anchieta, em São Leopoldo: Projeto Pintura em Tecido – Cores e Artes;
  • Paróquia São José Operário, em Nova Petrópolis: Projeto Coral Infanto Juvenil;
  • Paróquia São Lourenço Mártir, em Linha Imperial: Projeto Kekse Oficina de culinária;
  • Paróquia Associação de Assistência Social Santo Inácio de Loyola: Projeto Marias da Periferia – Uma Nova Consciência Social III.

Projetos encaminhados pelas equipes de Cáritas Paróquias:

• Paróquia Sagrado Coração de Jesus, em Estância Velha – Projeto Cozinha Solidária;
  • Paróquia São Pedro, em Gramado: Projeto Fotografia transformando o olhar;
  • Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, em Gramado: Projeto mãos na massa;
  • Paróquia São João Batista, em São Leopoldo: Projeto Massas e Tramas.

Gratidão a todos que se empenharam e contribuíram no processo de elaboração e no levantamento dos orçamentos.

Desejamos bom êxito na execução e no monitoramento das Ações.

Somos Cáritas. Somos Solidariedade.

Autor(a): CÁRITAS DIOCESANA