logo-dnh-horizontal-negativo-0500

Novos Párocos tomam posse em fevereiro

Está marcado para o mês de fevereiro, as posses dos padres – párocos – que foram nomeados para as novas comunidades da Diocese de Novo Hamburgo. Eles foram chamados para realizarem uma nova missão em outras Paróquias. A transferência de um padre é uma ferramenta que a Diocese dispõe para ampliar e dinamizar a evangelização em todo o seu território. Ela é uma prática comum dentro da Igreja. É o Espirito Santo que age dentro da Igreja para que ela seja toda Missionária e Servidora. Por isso, a Igreja, com muita sabedoria e sob a luz do Espirito Santo, realiza as transferências dos Bispos e padres para levarem a Boa Nova a todos os povos. As Paróquias que foram agraciadas com as transferências em nossa Diocese foram: 1 – Nossa Senhora de Fátima – Bairro Guarani – Novo Hamburgo; 2 – Sagrado Coração de Jesus – Centro – Sapiranga; 3 – Nossa Senhora da Piedade – Hamburgo Velho – Novo Hamburgo; 4 – Nossa Senhora da Conceição – Centro – São Leopoldo.

DataHorasParóquiasPadres
3/02 – sáb18hNossa Sra. de Fátima -B. Guarani – NHVitor Moisés Farias
4/02 – dom8hSagrado C. de Jesus – Centro – SapirangaRafael Felipe Fuhr
4/02 – dom18hNossa Sra. da Piedade – H. Velho – NHEverson Lino Rodrigues
11/02 – dom10hNossa Sra. da Conceição – Centro – SLInácio José Schuster

Conheça melhor os novos Párocos

Padre Victor Moisés de Farias

 Ele foi ordenado Padre em 15 de janeiro de 2010, na Paróquia Santa Teresinha de Campo Bom. Trabalhou na Paróquia Nossa Senhora das Graças no Bairro Feitoria em São Leopoldo como vigário paroquial por 7 meses e depois foi nomeado Pároco da mesma paróquia onde permaneceu por mais 6 anos. Depois foi nomeado pároco da Paróquia São João Batista em Parobé, onde permaneceu por 3 anos, logo após, foi nomeado vigário paroquial da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes em Canela e também o primeiro reitor do Santuário de Nossa Senhora De Caravaggio, onde ficou por 3 anos. O ano passado, esteve como vigário paroquial na Paróquia São José Operário do bairro Canudos em Novo Hamburgo, e agora foi nomeado Pároco da Paróquia Nossa Senhora de Fátima do bairro Guarani em Novo Hamburgo.

Em relação a nova paróquia, as suas expectativas “são as melhores possíveis sempre é uma grande alegria estar com o povo de Deus. Quero ser para esse povo canal da graça tenho certeza que Deus tem Grandes planos para nós pela intercessão de Nossa Senhora de Fátima. Os desafios são os desafios que a Igreja de mundo todo enfrenta como nos alerta nosso querido Papa Francisco, temos que falar ao mundo sem nos mundanizar. Que todos se sintam bem acolhidos em nossa paróquia, “A Igreja tem lugar para todos!” (Papa Francisco).

Padre Rafael Felipe Führ

Paróquias onde atuou, Vigário paroquial da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada conceição (2019), Vigário paroquial da Catedral São Luiz Gonzaga (2020), Pároco da Paróquia Nossa Senhora do Rosário – NH (2021-2022), Vigário paroquial da Paróquia Santa Teresinha – Campo Bom. Transferido para a paróquia: Sagrado Coração de Jesus – Sapiranga. Conforme o padre, as expectativas são boas, “estou feliz e animado com a nova missão confiada. Ainda não conheço a comunidade da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, mas desde o momento de minha nomeação já coloquei a cada uma das pessoas desta paróquia em minhas orações. Não sei dizer quais os desafios que encontrarei pela frente, mas uma das primeiras coisas que será necessário fazer é conhecer as pessoas, como funciona a pastoral paroquial, entender como é a vida da Paróquia Sagrado Coração de Jesus. Esse tempo de conhecimento é necessário para conhecer as virtudes e os problemas, que todos os lugares apresentam. Tenho certeza de que com a graça de Deus e com a ajuda da comunidade paroquial tudo se supera”.

Primeiramente agradeço as manifestações de acolhida que já recebi. Coloquem-me em suas orações para que suas súplicas unidas as minhas nos façam alcançar de Deus as graças necessárias para que nossa paroquia seja aquilo que Deus deseja que seja. Como dizia São João Maria Vianney: o sacerdote é o amor do Coração de Jesus Cristo. Isto desejo e quero ser para vocês.

Padre Everson Lino Rodrigues

Ele atuou nas seguintes paróquias: janeiro de 2015 até agosto de 2016 – Paróquia Santa Terezinha em Campo Bom (vigário paroquial); De setembro de 2016 até setembro de 2020 – Paróquia Nossa Senhora Aparecida em São Leopoldo (pároco); De outubro de 2020 até maio de 2021 – Paróquia São José, Bairro Primavera em Novo Hamburgo (pároco); De junho de 2021 até janeiro de 2024 – Paróquia Catedral São Luiz Gonzaga em Novo Hamburgo (vigário paroquial) e ele também exerce a função de Ecônomo da Diocese de NH. De acordo com o Padre Everson, sua expectativa em relação a nova Paróquia, é fazer a vontade de Deus, ser próximo ao povo e ser presença do Cristo Bom Pastor. Tudo fazer em comunhão com a Igreja. Para concretizar tudo será necessário conhecer a realidade, rezar muito e buscar um bom planejamento pastoral.  O meu lema de ordenação é “em atenção a Tua Palavra” (Lc 5,5), assim pretendo, com vosso auxílio, fazer tudo que for possível para crescermos como comunidade cristã. O ideal é estarmos unidos à Igreja em comunhão fraterna, sendo solidários e em constante oração (cf. At 2,42). Rezem por mim e contem com minhas orações.

Pe. Inácio José Schuster

Atuou nas seguintes comunidades: -Vigário auxiliar de fins de semana na Paróquia São Luiz Gonzaga do Bairro São Luiz de Sapiranga – RS (dezembro de 1994); Vigário paroquial da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição e da Paróquia Nossa Senhora do Caravágio de Rolante – RS (de dezembro de 1994 a setembro de 1995); Pároco da Paróquia São João Batista do Bairro Amaral Ribeiro de Sapiranga – RS (de 07 de setembro de 1995 a 27 de julho de 2000); Capelão interino das monjas Visitandinas do Mosteiro da Visitação de Santa Maria, Capela do Sagrado Coração de Jesus de Pamplona – Espanha (de novembro de 2000 a julho de 2001); Pároco interino da Paróquia São Bartolomeu Apóstolo de Ribaforada, Tudela – Espanha (de 27 de julho a 31 de agosto de 2001); Vice-reitor do Seminário Diocesano Maria Auxiliadora de Dois Irmãos – RS (de 20 julho de 2002 a 28 de dezembro de 2003); Diretor-espiritual do Seminário Diocesano Maria Auxiliadora de Dois Irmãos – RS (de 01 de julho de 2003 a 28 de dezembro de 2003); Vigário auxiliar de fins de semana na Paróquia Nossa Senhora Aparecida do Bairro Scharlau de São Leopoldo – RS (de 01 de agosto de 2002 a 31 de janeiro de 2004); Vigário auxiliar de fins de semana na Paróquia São Lourenço Mártir de Linha Imperial de Nova Petrópolis – RS (de 01 de fevereiro de 2004 a 30 de abril de 2004); Vigário auxiliar de fins de semana no Santuário Maria Imaculada, Mãe Evangelizadora (Santuário das Mães) de Novo Hamburgo – RS (de maio de 2004 a agosto de 2004); Vigário auxiliar de fins de semana na Paróquia São Pedro de Gramado – RS (de 01 de setembro de 2004 a 31 de janeiro de 2005); Vigário paroquial e auxiliar de fins de semana na Paróquia Nossa Senhora de Lourdes de Canela – RS (de fevereiro a junho de 2005); Vigário auxiliar de fins de semana na Paróquia Sagrado Coração de Jesus de Estância Velha – RS e aleatoriamente na Paróquia Nossa Senhora das Graças do Bairro Feitoria de São Leopoldo – RS (de julho a dezembro de 2005) ; Pároco da Paróquia Sagrado Coração de Jesus do Bairro Santo Afonso de Novo Hamburgo – RS (de 07 de dezembro de 2005 a 05 de janeiro de 2008);                                                                              Vigário paroquial na Paróquia Nossa Senhora da Piedade do Bairro Hamburgo Velho de Novo Hamburgo – RS (de 06 de janeiro de 2008 a 31 de outubro de 2008); Vigário auxiliar na Catedral São Luiz Gonzaga de Novo Hamburgo – RS (de 01 de novembro de 2008 a 12 de abril de 2009); Vigário auxiliar na Paróquia Nossa Senhora da Piedade do Bairro Hamburgo Velho de Novo Hamburgo – RS (de 13 de abril de 2009 a 30 de dezembro de 2009); Vigário auxiliar na Catedral São Luiz Gonzaga de Novo Hamburgo – RS (de 31 de dezembro de 2009 a 04 abril de 2010); Vigário auxiliar na Paróquia Santa Teresinha de Campo Bom – RS (de 05 de abril de 2010 a 16 de janeiro de 2011); Pároco na Paróquia Nossa Senhora da Piedade do Bairro Hamburgo Velho de Novo Hamburgo – RS (de 22 de janeiro de 2011 a 31 de janeiro de 2024).

Conforme suas expectativas em relação a nova paróquia, padre Inácio, cita o seguinte: “Tenho consciência de fé que na Igreja, a evangelização é a natureza e a finalidade da Paróquia. Assumo quatro pontos de uma longa caminhada pastoral e paroquial: acolher, acompanhar, discernir e integrar. Quero caminhar junto com todos na comunhão fraterna. O Papa Francisco na Evangelii Gaudium, diz: ‘Para ser evangelizador com espírito, é preciso também desenvolver o prazer espiritual de estar próximo à vida das pessoas, até chegar a descobrir que isso se torna fonte de uma alegria superior. A missão é uma paixão por Jesus e simultaneamente uma paixão pelo seu povo’. Neste sentido, como pároco, quero exercer a função essencial e insubstituível do anúncio da Palavra, celebração dos Sacramentos e a animação da comunidade para a comunidade”.

O novo pároco da Paróquia da Nossa Senhora da Conceição, deixa a seguinte mensagem para os paroquianos: “Saúdo fraternalmente os muitos  filho(a)s desta Paróquia da Conceição que, desde o momento da publicação da nomeação, por meio das suas lideranças, manifestaram corações abertos para minha acolhida, mesmo sem me conhecer bem.  Não seria o que sou hoje, se não fosse aquele(a)s que me ajudaram a amadurecer como homem e padre, me corrigiram e animaram ao longo desta caminhada de quase 30 anos. Muito mais aprendi do que pude ensinar. Muito mais recebi do que pude dar. Conto muito com o empenho e participação de todos: capelas, grupos, movimentos e pastorais paroquiais. Desta forma, continuaremos fazendo da nossa Paróquia, lugar da Palavra e da Eucaristia para comunicar o Evangelho da misericórdia às periferias existenciais da cidade, e em saída, realizando o contato pessoal com testemunho católico. Tenho apenas um pedido: rezem por mim, e rezemos juntos! Deus abençoe a todos, e a materna proteção da Virgem Mãe de Deus, Nossa Senhora da Conceição acompanhe a cada um(a) hoje e sempre”.


Tags

Leia também...