O MINISTÉRIO EPISCOPAL

O Programa de Vida Nova proposto pela Pastoral da Sobriedade da Igreja Católica está fundamentado na Palavra de Deus e na pedagogia de Jesus Cristo Libertador.

Esse Programa de Vida Nova constitui-se na vivência dos Doze Passos da Sobriedade, buscando uma nova maneira de viver bem consigo mesmo, com a família e com a comunidade.

Viver a sobriedade cristã é colocar-se a caminho da santidade, afastando tudo o que seja prejudicial à vida em sua dimensão física, psicológica, social e espiritual, tais como as drogas lícitas (álcool, tabaco…) e ilícitas (cocaina, crack maconha…), vícios e pecados.

A Oração da Sobriedade, abaixo, sintetiza a disposição da pessoa à conversão, admitindo sua dependência, sua fragilidade, seus vícios e pecados. Ter consciência que essa caminhada é longa exigirá de si ser perseverante, pois “o milagre se dá na perseverança”.

A confiança em Deus e sua entrega são necessárias pois sozinho não pode superar suas dependências, mesmo contando com o arrependimento e a confissão sacramental a Deus e aos irmãos através da partilha mútua.

O renascimento para uma vida nova se dá por força do Espírito Santo, no exercício da fé, na prática da oração e na vigilância de atos e atitudes, reparando os males feitos a si, à família e à comunidade.

Finalmente, colocar-se a serviço dos irmãos no infortúnio, gratuitamente, para resgatar a dignidade humana, podendo celebrar dignamente a Eucaristia e festejando a sobriedade como um caminho à santidade. Rezemos:

“Senhor, admito minha dependência. Sei que minha libertação não será imediata. Dependerá da minha perseverança na vivência do Programa de Vida Nova. Confio em Ti. Entrego minha vida em Tuas mãos. Arrependido, confesso os meus pecados para renascer no Teu Espírito sendo uma criatura nova. Quero, reparar os males que causei, professar a fé, orar e vigiar para não cair em tentação. Servir gratuitamente para fazer dos excluídos os preferidos. Celebrar a Eucaristia com os irmãos por uma vida plena, sem males e sem drogas. Festejar cada dia de sobriedade, só por hoje, graças a Deus. Amém”.

Autor(a): RINALDO ALBERTON COORDENADOR DIOCESANO DA PASTORAL DA SOBRIEDADE

Direitos da Imagem: Pascom NH