logo-dnh-horizontal-negativo-0500

Oficina de Canto Gregoriano – Cantos para a Quaresma

A XXXII Jornada Mundial da Juventude (JMJ) ocorreu entre os dias 22 e 27 de janeiro, no Panamá (América Central). Inspirado pelo evangelho de Lucas 1,38 o lema que guiou todos os peregrinos a esta grande festa da juventude católica fez reverência à Mãe Maria, Rainha da Paz: “Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra!”

Entre os milhares de peregrinos, a comitiva diocesana de aproximadamente 30 jovens vivenciou a experiência da JMJ Panamá.

Com os corações abertos à ação divina, os jovens participaram das catequeses, missa de abertura, vigília e a missa de envio.

Em sua homilia, no dia 27/02 o Papa Francisco enfatizou o amor e a misericórdia de Jesus Cristo para com os corações da humanidade: “Ele quer ser o nosso tesouro, porque Jesus não é um “entretanto” na vida nem uma moda passageira: é amor de doação que convida a doar-se”.

Neste espírito e movimento de doação, a jovem Luma, de 17 anos, paroquiana de Sapiranga, participou da JMJ como voluntária: “Minha experiência na JMJ foi de amadurecimento e crescimento, principalmente espiritual. Ser voluntária me fez aprender a confiar e a me doar por inteiro para Deus. Foi incrível estar perto de tantos jovens que tinham o desejo de buscar a Deus, tantos jovens com a alegria no olhar só por estar ali. Tive a oportunidade de fazer amizades com pessoas de diversos países, amizade que levarei em meu coração para todo sempre e que espero ver na próxima JMJ se Deus quiser. Nos vemos em Portugal!”

A primeira Jornada Mundial da Juventude começou em Roma em 1985, tendo suas próximas edições em 1987, Buenos Aires (Argentina em 1989, Santiago de Compostela (Espanha em 1991, Czestochowa (Polónia em 1993 em Denver (EUA em 1995, Manila (Filipinas em 1997, Paris (França em 2000, Roma (Itália em 2002, Toronto (Canadá em 2005, Colónia (Alemanha em 2008, Sidney (Austrália em 2011, Madrid (Espanha Rio de Janeiro (Brasil), em 2013; Cracóvia (Polónia), em 2016; e Cidade do Panamá, em 2019. Lisboa sediará a próxima Jornada em 2022.

Autor(a): Equipe LinhaD

Direitos da Imagem: Equipe LinhaD

Tags

Leia também...