MODA CIRCULANDO, GERANDO SOLIDARIEDADE
Uma prática comum entre as Cáritas das Paróquias é a criação de um bazar solidário para sustentar a compra de alimentos, visando montagem de cestas básicas e compra de materiais para cursos e oficinas.
A montagem do bazar, geralmente, é realizada no improviso, com móveis disponíveis na paróquia e/ou capela e com materiais recebidos de doações. Cria-se, desta forma, um ambiente funcional, mas não harmonioso.
Na Capela São Miguel, do Bairro Ideal, em Novo Hamburgo, nos seus quase 38 anos de atuação, não foi diferente. Dentro das dependências da Capela, houve troca de salas e adaptações de móveis improvisados.
No primeiro semestre de 2023 chega até nós uma proposta de reformular o espaço do bazar, via verba oriunda do Fundo Diocesano de Solidariedade. Com grande alegria e esperança que a recebemos.
Com o apoio da Cáritas Diocesana, área de Novo Hamburgo, nas pessoas da Anna Marisa Werner e Rose Tedesco, dentro da proposta do Fundo Diocesano de Solidariedade, foi elaborado um projeto, com solicitação de orçamentos, análise de valores, encaminhamento do projeto, aprovação do mesmo e início da execução das melhorias do Bazar Solidário.
Compreendendo a tendência mundial de sustentabilidade e o objetivo do bazar no espaço da Cáritas de cada Paróquia / Capela surgiu o nome do projeto:
MODA CIRCULANDO, GERANDO SOLIDARIEDADE.
Depois da reabertura do novo espaço, já reorganizado, toda a equipe percebeu que um ambiente harmonioso, funcional e com boa estética (bonito) faz com que todos – voluntários, famílias assistidas e compradores – sintam-se bem e o objetivo do Bazar Solidário é atingido.
Percebemos, assim, que a aplicação do Fundo Diocesano de Solidariedade no ambiente da Cáritas paroquial, faz com que a verba seja aplicada naquilo que a equipe reconhece como a principal necessidade, criando um espaço físico eficiente, produtivo, apropriado para a integração e aprendizado coletivo.
O “MODA CIRCULANDO, GERANDO SOLIDARIEDADE” trouxe para a nossa equipe de Cáritas a certeza de que um trabalho solidário passa também pelo belo, além do amor caridoso.
Claudia Rosa Vieira Peixoto
Coordenadora da Cáritas
Catedral São Luiz Gonzaga / Capela São Miguel
Autor(a): Cáritas NH