Durante estes dias 14 e 15 de outubro, os padres da Diocese de Novo Hamburgo se reúnem para mais uma etapa da Formação Permanente do Clero, em um encontro marcado por momentos de oração, estudo e fraternidade sacerdotal. As atividades contam com diversos momentos e enfoques formativos, com destaque especial para a presença e assessoria do Cardeal Jaime Spengler, arcebispo de Porto Alegre e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
O que é a formação permanente
A formação permanente dos presbíteros é uma dimensão essencial do ministério sacerdotal. Esta dimensão é tão importante, que o período do seminário é chamado pela Igreja de formação inicial. Quando, porém, da ordenação sacerdotal, o padre recebe a missão de formar-se e atualizar-se até o fim de vida.
Esta formação permanente visa sustentar o sacerdote em seu crescimento humano, espiritual, intelectual e pastoral, permitindo-lhe renovar continuamente o dom recebido na ordenação e responder com fidelidade e zelo às exigências da missão evangelizadora da Igreja.
O conteúdo formativo desta edição do encontro
A programação teve início na terça-feira (14), com acolhida e oração inicial, seguida da assessoria do Cardeal Jaime Spengler, arcebispo metropolitano de Porto Alegre (RS) e presente no Conclave deste ano, que elegeu o Papa Leão XIV. Após o almoço e a retomada das atividades à tarde, os presbíteros participaram da Santa Missa, encerrando o dia com tempo livre dedicado à convivência e ao descanso fraterno.




































Na quarta-feira (15), as atividades também dedicam especial tempo à oração, mas compreendem uma dinâmica formativa diferente: os padres puderam escolher entre diferentes oficinas temáticas, com número restrito de participantes. A primeira, sobre “Temas atuais da moral”, foi assessorada pelo Pe. Talis Pagot, do clero de Porto Alegre e professor de Teologia Moral na PUCRS. A segunda oficina abordou o Direito Matrimonial, com ênfase na entrevista pré-matrimonial e no encaminhamento de processos de nulidade, conduzida pelo Pe. Maikel Herold, também do clero de Porto Alegre e doutor em Direito Canônico.
No período da tarde, o Pe. Everson Lino Rodrigues – pároco da paróquia Nossa Senhora da Piedade, em Novo Hamburgo (RS) – apresentou uma formação sobre temas atuais da administração e gestão eclesial, oferecendo aos presbíteros subsídios práticos para a vida paroquial. O encontro foi encerrado com um momento de oração e ação de graças.
Importância destes momentos
Além do caráter formativo de atualização, estes momentos visam fomentar no clero diocesano momentos de convivência fraterna e aprofundamento dos laços de amizade. Com isso, reafirmam o compromisso dos sacerdotes da Diocese de Novo Hamburgo com o crescimento espiritual, pastoral e intelectual, em comunhão com o bispo diocesano e com toda a Igreja.
A edição deste ano de 2025 contou com a presença do bispo diocesano, dom João Francisco Salm, dos padres e dos seminaristas da etapa de síntese vocacional e do quarto ano da Configuração.
Texto: Seminarista Júlio Hermann