Texto: Padre Fábio Luís Galle – Jornalista
Fotos: Pascom da DIocese de NH
Na manhã desta quinta-feira (22), encerrou-se o retiro dos padres da Diocese de Novo Hamburgo. O encontro ocorreu no Centro de Espiritualidade Cristo Rei – CECREI, em São Leopoldo. Estiveram presentes os sacerdotes da diocese e o bispo diocesano, Dom João Francisco Salm. O evento foi conduzido pelo arcebispo de Pelotas, Dom Jacinto Bergmann.
Dom Jacinto durante muitos anos, exerceu a função de professor em várias instituições, incluindo o Instituto de Teologia e Ciências Religiosas da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, localizada em Porto Alegre; o Centro de Estudos Teológicos João Vianney no Seminário Maior de Viamão; o Instituto de Teologia Paulo VI em Pelotas; o Instituto Missioneiro em Santo Ângelo; a Escola Superior de Teologia e Espiritualidade Franciscana também em Porto Alegre; além do Instituto de Teologia em Cascavel e do Centro Universitário La Salle em Canoas. Nesse período, também atuou como assessor da Pastoral da Juventude na Arquidiocese de Porto Alegre, foi diretor do Centro de Estudos Teológicos João Vianney em Viamão e coordenador de pastoral na Arquidiocese de Porto Alegre.
As reflexões e momentos de espiritualidade foram conduzidos por Dom Jacinto, proporcionando aos participantes uma oportunidade valiosa de aprofundamento na fé e na vocação sacerdotal. Ele ressaltou a importância da oração e da contemplação no Evangelho de Marcos, destacando a prática da leitura orante da Bíblia como um caminho essencial para fortalecer a espiritualidade e a missão sacerdotal.
Na terça-feira, durante a celebração, os seminaristas do Seminário de Viamão, Júlio Hermann, Lucas Stein Hoff e Luis Felipe Martins da Rosa, receberam o rito de admissão na missa. A admissão representa um passo fundamental na jornada vocacional do seminarista. Por meio desse compromisso, ele aprofunda seu discernimento, fortalecendo sua decisão de seguir o chamado de Deus. Esse rito confirma, pela Igreja, que os seminaristas agora assumem oficialmente a condição de candidatos ao diaconato e ao presbiterato, marcando um momento decisivo em sua formação.
O retiro anual dos padres acontece sempre no mês de maio, sendo um tempo dedicado à renovação espiritual e ao fortalecimento da fé dos padres.





