Padres participam de encontro de formação

Na noite de sexta feira (18), ocorreu na Catedral Nossa Senhora da Piedade, no Município de Tubarão (SC), a Missa de Ação de Graças e despedida do 6º bispo Diocesano de Tubarão – Dom João Francisco Salm. Ele foi nomeado pelo Papa Francisco, no dia 19 de janeiro de 2022, para ser o novo Bispo da Diocese de Novo Hamburgo. Assumirá no lugar do Bispo Dom Zeno Hastenteufel, que ao completar 75 anos, solicitou a sua renuncia como recomenda as normas Igreja.

A Missa contou com a presença de vários padres, diáconos, religiosos e religiosas, autoridades, familiares e féis da Diocese de Tubarão. Na celebração esteve presente uma comitiva vinda da Diocese de Novo Hamburgo – alguns padres, um diácono e um seminarista.

Ao iniciar a Santa Missa, Dom João, agradeceu e acolheu a todos. Em sua Homilia, ele voltou a agradecer a presença e a dedicação de todos: “Deus sabe do quanto considero, do quanto tenho gratidão e da minha prece. Lembre-se sempre com alegria, o que fizeram, o fizeram por amor a Cristo e por sua Igreja. E que eu levarei sempre comigo com espirito de gratidão, a todos os gestos de colaboração com a minha pessoa. Muito obrigado, por todas as manifestações carinhosas que recebi, de incentivo e encorajamento nestes dias, deste a notícia da minha transferência”, revelou o Bispo.

Na sequência de sua mensagem, Dom João, avaliou: “Eu pessoalmente, estou encerrando uma etapa da minha vida. Foram nove anos e quatro meses de presença e trabalhos aqui como Bispo Diocesano. Missão exigente, porém, gratificante, foi o que Deus me concedeu ao me chamar, amar, estar e viver no meio deste povo”.

No final de celebração, algumas pessoas prestaram suas homenagens ao Bispo. Uma delas foi o Vigário Geral da Diocese de Tubarão, o padre Pedro Paulo das Neves. O sacerdote destacou algumas qualidades importantes em Dom João: “Sua amizade, sua presença constante de Pai e Pastor na vida dos padres e do povo. Sua humildade, seu discernimento e o carinho para com todos. Também lembrou a sua paciência e a grande capacidade de escutar a todos, principalmente os padres”, destacou o religioso.

O Bispo Dom João tomará posse em sua nova Diocese no dia 27 de março, às 15h, na Catedral São Luiz Gonzaga em Novo Hamburgo (RS).

Autor(a): Padre Fábio Luís Galle | Pascom NH