Paróquia Santo Antônio celebra o padroeiro

A vida de um sacerdote diocesano é intensa e muito dinâmica. Dificilmente um dia na vida de um padre é igual a outro, e as diferentes atividades e ofícios estabelecem um ritmo acelerado de trabalho evangelizador que se dá entre sepultamentos, confissões, pregações, batismos, unções dos enfermos, celebrações eucarísticas, atendimentos ao povo e outras tarefas desempenhadas pelos sacerdotes. Tamanha é a aceleração dos dias, que, por vezes, fica difícil para os padres terem um tempo longo de recolhimento e dedicação exclusiva à oração e escuta de Deus.

Assim, a Santa Igreja, no Código de Direito Canônico determina, dentre as obrigações dos clérigos, que eles “têm a obrigação de participar nos exercícios espirituais, segundo as prescrições do direito particular” (CDC 276 §2,4).

Nossos padres diocesanos, nesta semana, passarão alguns dias recolhidos, juntos, em um retiro espiritual em São Leopoldo, no Centro de Espiritualidade Cristo Rei – CECREI – para se dedicarem à oração e à manutenção da vida espiritual, afinal, só pode dar aquele que primeiro recebe a Graça de Deus.

Pregado por Dom Geraldo Lyrio, bispo emérito de Mariana, em Minas Gerais, com o tema: “Vida e ministério dos presbíteros à luz do magistério da Igreja”, o retiro inicia dia 15 e se encerrará no dia 18 de maio.

Em carta enviada a cada sacerdote, Dom João, nosso bispo, os anima a participarem intensamente deste momento único de exercícios espirituais, lembrando da necessidade do recolhimento:

“Portanto, aproximemo-nos desta hora de graça com um desejo sempre crescente de encontrar aquele que nos deu forças, Jesus Cristo, nosso Senhor, porque nos julgou dignos de confiança e nos chamou ao ministério (cf. 1Tm 1,12).”

Todos os fiéis diocesanos são convidados a oferecer suas orações e penitências pelo retiro dos padres, para que façam uma nova experiência com o Senhor que os chamou e os enviou a cuidar de todo nosso povo diocesano.

Autor(a): PASCOM NH