Paróquias celebram o dia de São Josemaria Escrivá, fundador do Opus Dei

Josemaria Escrivá nasceu em Barbastro, na Espanha, no dia 9 de janeiro de 1902. Seus pais chamavam-se José e Dolores. Teve cinco irmãos: Carmen (1899-1957), Santiago (1919-1994) e outras três irmãs menores do que ele, que faleceram ainda pequenas. O casal Escrivá deu aos seus filhos uma profunda educação cristã. Formou-se na Universidade de Saragoça em Direito. É ordenado sacerdote em 28 de março de 1925, onde começa a exercer seu ministério em uma paróquia rural. No dia 02 de outubro de 1928, é revelada a missão pela qual Deus o havia inspirado a muitos anos, fundando dessa forma o Opus Dei (Obra de Deus, em português). Mesmo com muitas dificuldades impostas, difunde o espiríto daquilo que funda, de que a santificação ocorre no meio do mundo, com a santificação de todas as realidades terrenas. De forma resumida, em quatro aspectos: a unidade de vida, a santificação do trabalho, a filiação divina e a piedade doutrinal.

Falece no dia 26 de junho de 1975, em Roma. No dia 17 de maio de 1992, João Paulo II o beatifica e após 10 anos, o proclama santo em 6 de outubro de 2002. Em sua canonização, o papa disse que São Josemaria é “o santo do cotidiano”.Seguindo as suas pegadas”, disse o Papa nessa ocasião na sua homilia, “difundam na sociedade, sem distinção de raça, classe, cultura ou idade, a consciência de que todos estamos chamados à santidade”. Seu corpo repousa na igreja prelatícia Santa Maria da Paz, em Roma.

Neste ano celebra-se 50 anos da vinda de São Josemaria Escrivá ao Brasil. E o santo nos deixa uma mensagem: “O Brasil! A primeira coisa que eu vi é uma mãe grande, bela, fecunda, terna, que abre os braços a todos, sem distinção de línguas, de raças, de nações, e a todos chama filhos. Grande coisa é o Brasil! Depois, eu vi que vocês se tratam de uma maneira fraterna, e fiquei comovido” “Vocês têm que fazer sobrenaturalmente o que fazem naturalmente; e depois, levar esse empenho de caridade, de fraternidade, de compreensão, de amor, de espírito cristão a todos os povos da terra. Entendo que o povo brasileiro é e será um grande povo missionário, um grande povo de Deus, e que vocês saberão cantar as grandezas do Senhor por toda a terra” (Francisco Faus, São Josemaria Escrivá no Brasil, p. 93 e p. 96).

Em nossa diocese, ocorrerá missas em sua honra nas seguintes paróquias:

• Paróquia Santa Teresinha (Campo Bom)

Celebrante: Padre César Worst

Dia 26 | 06 ás 18h30min

• Paróquia Santo Antônio (Liberdade | NH)

Celebrante: Padre Elton Vinicius Mayer

Dia 26 | 06 às 19h30min

• Carmelo Nosso Senhor dos Passos (São Leopoldo)

Celebrante: Padre Henrique L. Minuzo

Dia 26 | 06 às 19h30min

• Paróquia Imaculada Conceição (Igrejinha)

Celebrante: Padre Lucas Peres