logo-dnh-horizontal-negativo-0500

Peregrinação das Relíquias de Santa Teresinha do Menino Jesus na Diocese de Novo Hamburgo

A peregrinação das relíquias de Santa Teresinha do Menino Jesus pelo Brasil é mais do que uma simples jornada. É a realização do desejo fervoroso dessa santa de levar a mensagem do Evangelho aos confins da Terra. Como ela mesma expressou em seus escritos autobiográficos, seu coração ardia em desejo de ser missionária desde a criação do mundo até o final dos tempos. A Igreja, reconhecendo esse espírito missionário, a proclamou Padroeira das Missões, e a chegada de suas relíquias ao Brasil é uma resposta a esse chamado.

A urna que contém as relíquias é um presente afetuoso do povo brasileiro à Basílica de Lisieux, demonstrando o carinho e a proximidade que o Brasil tem por essa querida santa. Essa urna, que viaja pelo mundo inteiro, contém os ossos da santa, famosa por sua promessa de derramar uma chuva de rosas após sua morte. E, de fato, muitos são os relatos de graças alcançadas por aqueles que recorrem à Novena das Rosas em busca de sua intercessão.

No entanto, a peregrinação das relíquias não se limita apenas à intercessão divina. Ela busca também difundir o caminho espiritual de Santa Teresinha, conhecido como “Pequena Via”, que nos convida a confiar plenamente nos braços misericordiosos de Deus. O Papa Francisco, em uma Exortação Apostólica por ocasião do 150º aniversário do nascimento de Santa Teresinha, expressou o desejo de que sua mensagem seja considerada parte do tesouro espiritual da Igreja. Ele a chama de “Doutora da Síntese”, destacando sua genialidade em nos conduzir à centralidade do Amor.

A peregrinação das relíquias pela Diocese de Novo Hamburgo nos dias 15, 16 e 17 de Março foi marcada por momentos de devoção e celebração. Diversos locais receberam as relíquias, proporcionando aos fiéis a oportunidade única de estar próximos dessa santa tão amada.



Veja testemunhos daqueles que vivenciaram esse momento único certamente nos inspiram e fortalecem nossa fé, reforçando o legado espiritual de Santa Teresinha para as gerações futuras:

“No grupo de jovens, aprendi mais sobre a vida de Santa Teresinha, que consideramos um exemplo de santidade, dedicação total e amor por Jesus. Participar e servir na peregrinação das Relíquias foi uma bênção inesperada. Agradeço a Deus pela oportunidade de carregar as relíquias e peço que Santa Teresinha abençoe todos os jovens da nossa diocese. Santa Teresinha, rogai por nós!”

RAFAEL MAYER


“Penso que nossa Diocese foi agraciada com essa visita, um cuidado e carinho de Deus com seu povo.
Pra mim foi muito especial pois sempre tive uma relação de amizade com Santa Teresinha, o primeiro livro sobre a vida de um santo que li foi o dela, História de uma alma, já recebi muitas graças quando morei em Campo Bom e era paroquiana da Paróquia Santa Teresinha e quando era missionária da CLAE tive ela como intercessora na vida missionária, então de fato poder ter chegado bem perto das relíquias foi algo emocionante e inexplicável, a certeza q a santidade é possível e que o amor em tudo que se faz é o caminho,”

DEISE CASTILHOS


Estar a frente da equipe de custódios das relíquias foi a melhor experiência de todas, zelar e cuidar daquela que olha por todos nós foi uma das maiores emoções. Com certeza muitas graças foram derramadas em nossa Diocese. A emoção e devoção das pessoas que se aproximaram do relicário nestes dias, foram uma grande escola de fé, amor e devoção. Que Santa Teresinha, rogue por cada um de nós!

LUAN RAFAEL


Havia me organizado para ir na missa de domingo no Carmelo as 8:00 sozinha, assim os meninos não precisariam acordar às 6:30 da manhã, pois devido a nossa distância de morarmos na Lomba Grande, precisaríamos sair às 7:00 de casa. Mas no sábado a noite comecei a refletir sobre essa decisão e falei para o meu esposo que achava que precisaríamos fazer esse sacrifício com eles. Hoje eles não entenderiam mas no futuro certamente iriam se encher de alegria em saber da participação neste momento da vinda da relíquia ao Brasil e mais ainda, poderia ser a única oportunidade deles estarem tão perto de Santa Teresinha. Decidimos então ir todos e saímos conforme combinado. Levei uns biscoitos para que pudessem aguentar até o término da missa. Quando chegamos 20 min antes do esperado uma fila enorme já tomava conta. Entramos na fila e ali ficamos na ansiedade de chegar perto da relíquia e rezar pela nossa família e por tantos amigos que não poderiam ter essa oportunidade. A missa já estava por iniciar e a nossa vez de ver nossa amada santinha ainda estava longe. Quando chegamos perto, o padre orientou para que não se demorasse diante da relíquia – todos deviam apenas passar para que os demais pudessem ter a mesma oportunidade. Quando chegamos diante dela uma emoção muito grande tomou conta de mim, um sentimento inexplicável, não contive as lágrimas.
Rezamos rapidamente e seguimos para o final da igreja. Não tive a oportunidade de ficar meditando e rezando diante de seu relicário por muito tempo, mas viver essa pequena experiência de estar diante de uma relíquia de Santa Terezinha me dá a certeza de que muitas graças ainda vamos colher em nossa família. No final fomos conversar com as irmãs, como de costume e era lindo o olhar transbordando alegria e amor. Um momento muito abençoado em nossa Igreja.

Katiusca Vieira Paula, esposa do Leonardo e mãe do Bento e do Carlo.



Teresinha me acompanha há muitos anos e a conheci através do Onda.
Quando li “História de uma Alma” fiquei maravilhada com a sua pequena via, com seu modo tão simples de amar a Deus nas pequenas coisas. Desde lá, a sua vida sempre me alcança e de alguma forma me lembra o Céu, o cuidado de Deus e a Eternidade.
Como a igreja já estava muito cheia antes da missa, não pude ficar diante das relíquias dentro da igreja. Mas, ao sair da igreja meu noivo me avisou que ela passaria por ali, e então tive o grande presente de estar muito perto. Estar ao lado dessa que adotei como amiga, foi uma graça muito grande e uma experiência forte e inexplicável. Que ela me ensine e nos ensine a amar sempre mais.

MARINA ALEXANDRE


Pela intercessão de Santa Teresinha do Menino Jesus.

No dia 23 de julho de 2004, fomos informados sobre o estado grave do Nathan, um dos nossos gêmeos, prematuros com apenas 1 dia de vida. O pediatra disse que ele teria no máximo 72 horas de vida.
Meu pai, foi até a Paróquia Santa Teresinha do Menino Jesus em Campo Bom e implorou a Santa Teresinha para que ela intercedesse a Deus pela vida do neto.
No dia 24 de julho o Nathan se tornou o primeiro bebê no Brasil a sobreviver após a terceira dose do surfactante pulmonar.
O médico neonatologista, disse que não entendia, mas que nosso bebê não tinha mais risco de vida.

No último dia 16 de março, participamos da missa e da visita das relíquias de Santa Teresinha, lágrimas correram, uma mistura de dor no coração pelas memórias sentidas e gratidão por nosso pequeno milagre estar conosco naquele momento tão forte e emocionante!
Santa Teresinha do Menino Jesus, rogai por nós!

CAREN DILLY


“O coração estava ansioso desde a divulgação de que as relíquias da nossa amiga do céu passariam por aqui. Ela que inspirou minha mãe a escolher seu nome (ela que se registrou e aos seus irmãos visto que moravam no interior). Santa Teresinha acompanha minha vida a muito tempo, na adolescência estudar em uma escola que leva seu nome, participar de um movimento que a tem como grande intercessora… seria com isso normal estar ansiosa para chegar pertinho desta grande mulher! É chegado o dia, o coração acelerado, emocionado, cheio de amor, um amor que se derramou a tantos que estavam ali, e partilhavam comigo este mesmo sentimento de gratidão a esta mulher que nos serve de grande exemplo de santidade, de amar as pequenas coisas, de realizar pequenas ofertas no ordinário do dia, que nos ensina sobre o amor, sobre amar o Amado de maneira única e de buscar se esforçar pelo amor ao outro e por amor a Deus para passar pela sua ‘pequena via’… uma mulher que realiza seu grande sonho já no céu, a santidade e a vida missionária! Chegar pertinho dela, poder conversar com suas relíquias assim tão pertinho me encheu de uma felicidade tão grande, um desejo por querer mais e mais buscar a santidade e por poder provar um pedacinho do céu que se derramou em amor através dessa peregrinação… que nem ela tem nos feito… já dizia que iria passar o céu fazendo o bem nesta terra, e assim tem o feito … ao rever as fotos daquele dia que ficará na minha memória para sempre, meu coração ainda acelera, e as lágrimas se derramam por poder ter participado deste momento histórico. “

LUH WINGERT


“Vivi uma experiência muito forte, e intensa na visita das Relíquias. Pude contemplar meu esposo, filhos, genro e neta ajoelhados comigo diante de Santa Terezinha, e sentir a presença de meu Lucas, já falecido, com uma alegria envolvente junto de nós. Senti um conforto muito grande em meu coração, um clima de Céu e santidade que envolvia a todos nós. Por muito tempo sou Tia do ONDA, e pudemos trazer muitos jovens nesta visita, e não conseguia conter a emoção de ver estes Ondinhas ali de joelhos tocando nas Relíquias. Minha alegria maior vendo também outros Ondinhas que cresceram e formaram família, ali com seu filhos, ensinando o caminho de santidade aos pés de Santa Terezinha. Fomos privilegiados por viver esta experiência única. Mesmo as Relíquias já terem ido para outra Diocese, ainda guardo em mim a alegria de ter estado com Santa Terezinha naqueles dias, o amor que senti quando estive perto dela. A resposta que ela me deu, a forma como acalentou meu coração. Mas principalmente de ver e sentir ela tocando e Vivendo ali no meio de nós o Amor sem medida. Muito obrigada a todos os envolvidos, que nos ajudaram a viver este momento, eu já recebi graças neste final de semana, sei que não sou digna, mas tenho certeza que saberemos ainda que muitos outros que se abandonaram neste amor também receberão.

Viviane Maria Dos Santos



Tags

Leia também...