A comemoração do Jubileu levou 37 dos seminaristas da diocese de Novo Hamburgo para uma peregrinação que passa, ao longo de toda esta semana, pela capital federal, o Santuário Nacional de Aparecida e o estado de Santa Catarina.
Nesta terça-feira, após um dia e meio de viagem, os seminaristas e formadores, bem como o bispo diocesano Dom João Francisco Salm, celebraram a Eucaristia na catedral Nossa Senhora Aparecida, de Brasília, e visitaram diversas instalações da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil.

Na CNBB, foram realizadas imersões nas comissões de Animação Bíblico-Catequética, de ações Sociotransformadora, de Liturgia e Missionariedade. Além disso, a comitiva pode conhecer a sede da Edições CNBB e as Pontifícias Obras Missionárias, esta última já ligada diretamente a Roma, presentes também na capital federal.
Ao longo da quarta-feira, estão previstas visitas aos poderes públicos federais e dois encontros importantes: a Missa será na Nunciatura Apostólica, presidida pelo núncio dom Giambattista Diquattro, e, posteriormente, haverá um encontro com o secretário geral da CNBB, dom Ricardo Hoepers.
Outro ponto a se destacar é a fraternidade promovida pela viagem. Além da integração entre os próprios seminaristas, a acolhida na fé é de extrema importância para o bom êxito da peregrinação. Por isso, os seminaristas e sacerdotes foram acolhidos na paróquia São João Evangelista, de Biguaçu (SC), no Seminário de Uberlândia (MG), no seminário propedêutico São José, da Arquidiocese de Brasília (DF) e em casas de famílias nas paróquias Imaculada Conceição e Sagrada Família, ambas do Distrito Federal.
A comitiva é acompanhada de perto também pela presença do bispo diocesano de Novo Hamburgo, que encontrou os peregrinos em Brasília e fará o mesmo em Santa Catarina.






Fotos: CNBB



Fotos e texto: Seminarista Júlio Hermann





Fotos: Nunciatura Apostólica