Presidente da ABP no Senado | Transtorno de ansiedade

Nesta quinta, 10 de agosto, nossa diocese conclui um importante curso sobre catequese. Desde a última terça-feira, leigos, sacerdotes e diáconos de nossa diocese se reuniram no CECREI – Centro de Espiritualidade Cristo Rei, em São Leopoldo, para participarem de um curso sobre catequese, de forma especial para conhecer a metedologia da Catequese para Iniciação à Vida Cristã de Inspiração Catecumenal, ministrado pelo Pe. Jânison de Sá Santos.

Utilizando de documentos eclesiais, sobretudo o Diretório Geral para a Catequese (P.C. Nova Evangelização) e Iniciação à vida cristã (CNBB), padre Janison conduziu as reflexões e ensinamentos sobre este novo método que a Igreja tem motivado para a evangelização dos catecúmenos e catequizandos desde crianças até os adultos de todas as idades, não só para os sacramentos, mas para uma autêntica vida com Deus na Igreja, junto da comunidade. Temas como Conversão pastoral foram relevantes para os trabalhos no curso, cujo objetivo foi buscar uma proposta de caminho para a implantação desta nova forma de entender e praticar a catequese em nossa diocese.

Dom João, nosso bispo, explica que se percebeu, com a ajuda de muitas frente de trabalho evangelizador de nossa diocese, que a catequese diocesana sem um caminho de unidade, teria muita dificuldade de alcançar os frutos que nossos tempos necessitam para a formação de novos discípulos missionários de Jesus Cristo. Nas palavras do bispo: “a transmissão da fé para as novas gerações é uma grande exigência a Igreja em nosso tempo, pois já não se encontram facilmente ambientes católicos como em outros tempos, nem mesmo nas famílias, e urge conseguirmos uma catequese que proponha um caminho para o verdadeiro encontro com Jesus, o Pai e o Espírito Santo com inserção na comunidade de fé.” Com base nos aprendizados deste curso, poderemos seguir para a assembleia diocesana da ação evangelizadora, agendada para o mês de outubro, onde, juntos, refletiremos se será nossa prioridade construir nosso caminho catequético diocesano. O bispo afirma ter esperança de que um novo projeto único de catequese atenda os desafios deste tempo, evitando que cada paróquia proceda de um modo diferente das demais, ficando vulnerável nas trocas de padres na paróquia ou coordenações, garantindo assim, pela unidade, um meio mais eficaz de ajuda diocesana às realidades paroquiais em sua missão.

O curso contou com 30 sacerdotes e 30 leigos, entre eles, o próprio bispo, o coordenador da ação evangelizadora, o assessor diocesano para a catequese e o vigário geral.

(Foto: arquivo pessoal do padre Jânison).

Palestrante: Pe. Jânison de Sá Santos (Possui graduação em Teologia pela Pontificia Università San Tommaso (1995), mestrado em Teologia pela Pontificia Universita Salesiana (1998) e doutorado em Teologia com concentração em catequética pela Pontifícia Universidade Salesiana de Roma (2011), Licenciatura em Filosofia pela faculdade Batista Brasileira (2011). Estágio Pós Doc. na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Assessor da Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-Catequética da CNBB (07.08.2019- ). Membro da Sociedade de Catequetas Latino americanos (SCALA), Sociedade Brasileira de Catequetas (SBCat) e do Grupo de reflexão Bíblica e Catequética da CNBB (GREBICAT). Atuando principalmente nos seguintes temas: Iniciação â Vida Cristã, Pedagogia catequética, discipulado, história da catequese, formação de catequistas, catequese com adultos, desafios atuais para a transmissão da fé e teologia pastoral.)

Autor(a): PASCOM NH

Direitos da Imagem: PASCOM NH