Qualidade de vida e cuidado pastoral: temas centrais em formação de padres.

Nesta quarta-feira (25), foi concluído o encontro de Formação destinado aos padres da Diocese de Novo Hamburgo. O evento foi realizado no Pensionato São José, vinculado à Congregação das Irmãs Franciscanas da Penitência e Caridade Cristã, em São Leopoldo. Foram dois dias de estudos e reflexão. O tema discutido foi “O sofrimento Psíquico na vida do Presbítero: cuidar de si e dos outros”, sob a orientação do psicólogo clínico Dr. William César Castilho Pereira. A formação, promovida pela Pastoral Presbiteral, contou com a presença do Bispo diocesano de Novo Hamburgo, Dom João Francisco Salm, além dos padres da diocese. Durante a formação, foram analisados os sete pecados capitais sob a perspectiva da psicanálise, bem como as questões que impactam a vida dos padres e as práticas que podem ser adotadas pelo presbítero para melhorar sua qualidade de vida e, consequentemente, oferecer um cuidado mais eficaz ao seu rebanho.